A Universidade Católica assinou esta sexta-feira um protocolo de colaboração com uma empresa norte-americana que permitirá a criação de um Hub de Biotecnologia no Porto e a contratação de uma centena de investigadores no prazo de cinco anos.

“O objetivo principal desta parceria é levar para o Norte do país capacidade de desenvolvimento de bioengenharia, criando um importante centro europeu de Investigação, Desenvolvimento e Inovação [I&D+I] em bioprodutos”, refere comunicado da Católica.

O acordo, com vista à criação de um HUB de Biotecnologia e um centro de excelência europeu de bioprodutos na Escola Superior de Biotecnologia do Porto, permitirá, num prazo de cinco anos, a contratação de uma centena de investigadores, “prevendo-se um investimento próximo dos 50 milhões de euros”.

“É o reconhecimento da nossa instituição como uma das que se destaca” na Europa, afirmou à Lusa a investigadora coordenadora do projeto, Manuela Pintado.

Com o Hub de Biotecnologia espera-se conseguir “manter em Portugal os investigadores de alta qualidade”, bem como “captar os que já saíram” do país, destacou.

“Em Portugal temos uma grande capacidade de conhecimento, dos recursos humanos. O grande problema é a tradução desse conhecimento para o mercado”, assinalou.

Este protocolo torna-se assim, segundo a investigadora, no “casamento perfeito” com uma “empresa que acelera a tradução do conhecimento”, tendo uma vasta experiência na “tradução para negócio e mercado”.

Paralelamente será criado no Porto um centro, a ser designado de Instituto Europeu de Bioprodutos, com a finalidade de desenvolver projetos de investigação e desenvolvimento para a valorização dos resíduos que resultam da produção de biomoléculas.

As duas entidades vão desta forma “estabelecer uma plataforma de colaboração, que visa o desenvolvimento de projetos de investigação e desenvolvimento, contratos com empresas na Europa para produção sustentável de compostos bioativos chave e a promoção de programas de formação avançada no domínio da Biotecnologia”, refere comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR