É como se o Tio Sam tivesse vestido o fato de astronauta desenhado pela NASA. A agência espacial norte-americana acaba de colocar na Internet uma série de cartazes com inspiração vintage. Todos com um objetivo (ainda utópico, mas talvez não por muito tempo): recrutar pessoas para trabalharem como professores, agricultores ou exploradores numa missão a Marte.

Estes cartazes – e outros dezasseis, referentes a outros planetas, luas e meteoros do Sistema Solar – foram desenhados em 2009 para uma exibição no Complexo do Visitante no Centro Espacial Kennedy. Estiveram nas gavetas da NASA durante sete anos, mas voltam a ver a luz do dia agora que a agência os coloca na Internet para utilização livre. Todos podem ser acedidos aqui.

A ida a Marte não está para breve, mas já tem horizonte temporal. A NASA lançou um documento – “Viagem a Marte” – onde pormenoriza o plano para colonizar o Planeta Vermelho em 2015. No entanto, já veio dizer que não espera por os pés no planeta do lado pelo menos até 2030. Enquanto esperamos, veja os cartazes publicitários da NASA na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR