Começa esta quarta-feira mais uma edição do PortoCartoon — World Festival, considerado um dos principais eventos internacionais de desenho humorístico do mundo. Este ano, o evento, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, irá estender-se a vários locais da cidade do Porto, com exposições e outras atividades.

O PortoCartoon irá arrancar oficialmente na quarta-feira, às 18h30, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, onde será inaugurada a exposição do Prémio Especial de Caricatura Sara Sampaio. A modelo, nascida em 1991 no Porto, foi uma das celebridades homenageadas na edição deste ano do festival a par de Charlie Chaplin. Esta não é a primeira vez que o evento dedica o seu Prémio de Festival a dois famosos. Em 2015, os cartoonistas tiveram a possibilidade de desenhar Ernest Hemingway e Cristiano Ronaldo.

Apesar de a inauguração só acontecer nesta quarta-feira, os vencedores do Prémio Especial são conhecidos desde maio. De acordo com o divulgado na altura pela organização, os artistas vencedores são o brasileiro Cau Gomez, pela sua caricatura de Sara Sampaio, e o italiano Marzio Mariani Oddonkey pelo desenho de Charlie Chaplin.

6 fotos

Na quinta-feira, à 11h, será inaugurada a “Exposição Indignação”, que será transportada do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, de São Paulo, diretamente para o Centro Comercial Via Catarina. À tarde, às 15h, decorrerá a abertura oficial e a entrega dos prémios do PortoCartoon — World Festival (desenhados por Álvaro Siza Vieira), que assinala este ano a sua 18ª edição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o divulgado em maio, a grande vencedora deste ano é a iraniana Mahboobech Pakdel, que venceu com um cartoon sobre a crise dos refugiados na Europa. A ilustração, “Emigration”, mostra um barco à deriva, repleto de pessoas, durante uma tempestade. Por cima da embarcação, Pakdel desenhou um sino gigante, onde é possível ver o símbolo da União Europeia.

O segundo lugar do prémio PortoCartoon, que este ano teve como tema “O Entendimento Global”, foi atribuído a Muhittin Koroglu, da Turquia, vencedor da edição de 2003 do festival. O terceiro lugar foi atribuído a dois artistas — ao francês Plantu, pelo cartoon intitulado “Viva a Utopia”, e ao romeno Mihai Ignat. Ignat também não é uma estreia, tendo vencido o concurso em 2009. No total, participaram no concurso deste ano cerca de 500 artistas, que submeteram perto de 1.800 obras, refere o Expresso.

4 fotos

A festa irá continuar fim de semana fora, com a inauguração da Rua PortoCartoon (ou seja, da Rua do Almada), no sábado, e com a Festa da Caricatura, na Estação de S. Bento, também no sábado. No domingo, o último dia do evento dedicado ao desenho humorístico, haverá a inauguração de mais uma exposição, desta vez no Centro Comercial das Anta, pelas 12h. A mostra será dedicada ao trabalho do italiano Alessandro Gatto, que venceu Prémio do Público PortoCartoon em 2015.

No mesmo dia, a Festa da Caricatura voltará à Estação de S. Bento entre as 14h30 e as 17h30 e, ao final da tarde, será inaugurada a Exposição do Tema Livre na Casa Branca de Gramido, em Gondomar.

Imagens: Museu Nacional da Imprensa (Facebook)