O Contas Connosco é um espaço de informação que tem como objetivo melhorar a sua relação com o dinheiro. Agrega num único espaço várias temáticas relacionadas com a gestão do dinheiro, das finanças pessoais e direitos ou deveres de todos nós. Clarifica os temas que são confusos ou pouco claros e aconselha sempre que possível. Procura não só esclarecer as pessoas como ajudá-las a aumentar a sua qualidade de vida, através de informação útil e prática.

É conhecida como “a lista negra” do Banco de Portugal mas, na verdade, a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) não é mais do que uma base de dados na qual consta não só informação negativa como positiva.

Além dos créditos assumidos por qualquer pessoa ou empresa – crédito à habitação, crédito de empresas, etc – também fazem parte da base de dados responsabilidades de crédito potenciais. Por exemplo, o plafond de um cartão de crédito (mesmo que não tenha sido utilizado) está indicado no mapa de responsabilidades.

No fundo, na Central de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal, estão todas as pessoas, ou empresas, que tenham empréstimos superiores a 50 euros, o que não significa que figurem numa lista negra. Por isso, qualquer pessoa que tenha um crédito, mesmo que nunca tenha falhado um pagamento, irá constar desta base de dados.
A informação é agregada e centralizada no Banco de Portugal, estando a informação detalhada por devedor e respetivos valores comunicados pelas diversas entidades participantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta base de dados foi criada com o objetivo de apoiar as instituições financeiras na avaliação do risco da concessão de crédito, permitindo-lhes consultar informação agregada sobre o endividamento de quem lhes solicita crédito.

Assim sendo, sempre que pedir um crédito a instituição onde faz o pedido irá consultar a informação que o Banco de Portugal disponibiliza às entidades participantes. Apenas estarão disponíveis os montantes totais em dívida e se estão regularizados ou não. Desta forma, a instituição poderá avaliar se a pessoa (ou empresa) tem capacidade para contrair mais um empréstimo – avaliando a taxa de esforço – e se tem os pagamentos em dia. A informação, por exemplo, de quais os bancos ou instituições onde tem os empréstimos não é facultada.

Além das instituições financeiras poderem ter acesso ao seu mapa de responsabilidades de crédito quando solicita um novo empréstimo, também os particulares podem consultar o seu próprio mapa de dívidas.
Poderá consultar mais informação sobre o funcionamento da Central de Responsabilidade de Crédito neste link.