Aconteceu em dezembro do ano passado quando 14 pessoas morreram e outras 22 ficaram gravemente feridas no ataque em San Bernardino. Voltou a acontecer quando três pessoas morreram na sequência de um tiroteio no edifício de engenharia da Universidade da Califórnia (UCLA) no início deste mês. E esta quinta-feira o rosto de Sam Hyde voltou à Internet, pouco depois das primeiras notícias sobre um tiroteio num cinema alemão.

https://twitter.com/GeraldTheMonk/status/746012914147033088

É um fenómeno que ninguém consegue explicar. Sam Hyde é um comediante constantemente acusado de ser o homem por detrás dos últimos ataques e tiroteios pelo mundo inteiro, mas nunca esteve envolvido em nenhum crime. O Twitter e o Facebook enchem-se de fotografias de Hyde e as descrições são unânimes: é sempre ele o homem barricado, o terrorista procurado, o assassino morto pela polícia.

Mas afinal, é apenas um dos embustes – a Internet chama-lhe de hoax – que circula na web.

Embora toda a gente o descreva como “um apoiante de Donald Trump e supremacista branco associado a partidos neonazis”, Sam Hyde é um comediante norte-americano que pertence ao grupo “Million Dollar Extreme”, famoso pelos vídeos online, pela comédia negra e pelos apanhados públicos. Uma das situações mais famosas de Hyde remonta a outubro de 2013, quando o comediante entrou num evento TEDx, fez-se passar por um realizador de cinema e chocou os espetadores com o seu discurso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas ninguém sabe como é que Sam Hyde começou a ser associado a embustes online relativos a crimes e atentados. Certo é que os sites extremistas aproveitam-se das ligações atribuídas ao comediante para espalhar inverdades: o The Daily Stormer, por exemplo, começou uma onda de comentários no site conservador norte-americano Breitbart de teor anti-semítico. E pediu aos participantes que fizessem referências a Sam Hyde “como se toda a gente soubesse quem ele é”. Ao BuzzFeed News, Hyde disse que este era “um esforço de bullying anti-semítico” que inundou a caixa de entrada de Hyde com comentários preconceituosos.

https://twitter.com/GeraldTheMonk/status/746017091761889281

Sam Hyde não parou. A Million Dollar Extreme chegou a comunicar que o grupo “não pretende piscar o olho a ininguém quando ironicamente adota as personas das pessoas desprezáveis da Internet”. Ainda em 2015, o grupo postou vídeos com ameaças a Brianna Wu, uma criadora de videojogos que se tornou num principais alvos do movimento GamerGate, uma fuga de informação alegadamente relacionada com uma rede de corrupção do mundo dos jogos de computador e consolas. Toda a gente julgou que Sam Hyde era mais um dos internautas que perseguiam Brianna, mas a Million Dollar Extreme veio esclarecer que a ideia era gozar com o próprio GamerGate.

Hoje voltou a acontecer. Algumas contas de Twitter, várias delas falsas, vieram afirmar que Sam Hyde era o homem por detrás do tiroteio no cinema em Viernheim, a 70 quilómetros de Frankfurt. Era mentira. E o grupo voltou a avisar: “Sempre que o nome de Sam Hyde estiver associado a uma notícia destas fiquem muito céticos”.

https://twitter.com/von_oberstein/status/746007326595948544