Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este liveblog. Obrigado por nos ter acompanhado ao longo da madrugada em que se ficou a saber que os eleitores do Reino Unido decidiram que o país deve abandonar a União Europeia. Continue a acompanhar toda a atualidade sobre este tema aqui.

  • Bolsa de Londres abre a cair

    O índice FTSE 100 começou a sessão desta sexta-feira a descer ligeiramente para depois acelerar. Agora está a cair 1,45%.

  • A Aliança Vermelha e Verde da Dinamarca já anunciou que também quer um referendo sobre a permanência na União Europeia. O primeiro-ministro dinamarquês disse que a economia está demasiado dependente da parceria com a União Europeia, noticiou a Bloomberg.

  • O co-líder executivo do Deutsche Bank, John Cryan, afirmou que o banco está preparado, mas que o Brexit será “negativo de todos os pontos de vista”. “É impossível prever todas as consequências, mas a incerteza criada pelo referendo vai ser certamente um desafio.”

  • Reação do ministro dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional francês, Jean-Marc Ayrault: “Triste para o Reino Unido. A Europa continua, mas deve reagir e recuperar a confiança da população. Isso é urgente.”

  • Nigel Farage: David Cameron não pode continuar como primeiro-ministro

    Nigel Farage diz que 23 de junho deveria ser declarado feriado nacional no Reino Unido. “Há 183 países no Mundo que celebram o dia da independência. Agora, nós podemos ser o 184º”. O líder do UKIP, um dos grandes vencedores da noite do referendo, acrescentou “não ver” como é que David Cameron pode manter-se no cargo de primeiro-ministro.

    “A primeira coisa que temos de fazer é ter um governo que esteja comprometido com o Brexit”, disse Farage, “Será muito difícil para Cameron permanecer como primeiro-ministro, tendo em conta que se envolveu de forma tão profunda na campanha”, acrescentou o líder do UKIP. David Cameron, prosseguiu Farage, “disse-nos aquelas coisas horríveis que aconteceriam” se o Reino Unido saísse da União Europeia, “a recessão, ameaças de guerra e tudo resto”. E concluíu: “acho difícil acreditar que ele poderia transformar-se num primeiro-ministro para o Brexit. Posso estar errado, mas tenho dúvidas”.

  • Libra em queda livre

    A divisa britânica desce 8,75% contra o dólar norte-americano e 5,79% contra o euro face ao máximo da noite de ontem, quando as projeções ainda apontavam para a vitória do Ficar.

  • Banco de Inglaterra promete fazer "tudo o que for necessário" para manter estabilidade

    O Banco de Inglaterra declarou que irá “fazer tudo o que é necessário” para manter a estabilidade, depois de o Reino Unido ter optado por abandonar a União Europeia. O anúncio surge depois de a libra ter caído para o valor mais baixo desde 1985 em relação ao dólar. A autoridade monetária, através de um comunicado divulgado na manhã desta sexta-feira, garantiu estar a “monitorizar” os desenvolvimentos “de muito perto” e acrescentou dispor de planos de contingência “extensos” em colaboração com o Tesouro britânico e outros órgãos para reagir ao voto pelo Brexit.

    O Banco de Inglaterra assegurou que tem trabalhado com bancos centrais de outros países. Durante a madrugada, a libra registou uma queda de 10% em relação ao dólar. Os analistas aguardam uma queda da bolsa de Londres logo na abertura do mercado, às 08h00.

  • Tim Adams, presidente e líder executivo do Institute of International Finance, afirmou que agora “começa a difícil tarefa de desenhar a saída do Reino Unido da União Europeia”. Adams acrescentou que a “extensão completa dos impactos económicos e financeiros” do Brexit não será “clara” durante algum tempo, mas “é certo que será muito disruptivo no curto prazo” e um peso “sobre o crescimento económico e o desemprego no longo prazo”, em particular para o próprio Reino Unido.

  • Resultado final. "Leave" vence com 51.9%

    O Leave venceu com 51,9% contra 48,1% do Remain.

  • Já há um guião com aquilo que os deputados trabalhistas devem dizer, ao longo desta sexta-feira, sobre o resultado do referendo no Reino Unido.

  • Apoiante do VoteLeave diz que “precisamos de tempo para digerir este resultado. Tenho pena que mais pessoas não se tenham juntado a esta causa mais cedo. Julgo que, como país, penso que tomámos a decisão correta – o tempo dirá”

    image

  • Liga Norte também quer um referendo em Itália.

  • Com dois distritos por apurar, a votação está assim:

    Leave

    17.176.006 votos

    51,8%

    Remain

    15.952.444 votos

    48,2%

  • Na ITV, Nigel Farage disse ter sido um erro que os defensores do Leave tenham afirmado que a saída da UE permitiria ao Reino Unido poupar 350 mil libras por semana, que poderiam ser aplicadas no serviço nacional de saúde.

  • As ondas de choque começam a fazer-se sentir. O Sinn Fein acusou os eleitores ingleses de atirarem a Irlanda do Norte para fora da União Europeia e exigiu um referendo sobre a união da Irlanda do Norte com a República da Irlanda, membro da UE.

1 de 7