Os mercados estão descontentes. Qualquer português passou os últimos anos da sua vida a sentir-se refém do susto que esta frase provoca. Pois podem suster o reflexo pavloviano de quem sente que está sempre a levar com o jornal enrolado na cabeça. Hoje os mercados zangaram-se forte e feio mas não foi connosco, foi com o Reino Unido e com a libra.

Enquanto ainda tentávamos perceber todos o que isto queria dizer para Portugal, para a Europa e para o próprio Reino Unido, uma coisa se tornou clara: queria dizer maravilhas para aquela wishlist da Amazon britânica que chegava às largas dezenas de itens desejados (no meu caso eram mesmo uns meros 218 produtos que poderiam fazer um Amazonexit até minha casa). O preço marcado em libras esterlinas ficava subitamente mais acessível. Não fiquei sozinha neste meu raciocínio egoísta. Várias pessoas correram a lojas online britânicas, causando mesmo o crash de sites de gigantes como a Asos. Se vier aí o apocalipse europeu, vamos correr pelas ruas e agarrar tudo o que podermos. Mas não é uma pilhagem, são só uns saldos forçados. Das profundezas da maior loja do planeta, estas são algumas recomendações:

Caixa de DVD League Of Gentlemen

O que é demente, bizarro e mostra um lado obscuro do que é ser britânico? Não, não é o UKIP. É “League Of Gentlemen”, uma série de humor composta por sketches negros e altamente retorcidos, numa mistura exemplar de riso, desconforto e até um ligeiro nojo. Entre os personagens que habitam Royston Vasey estão Tubbs e Edward Tattsy, donos de uma pequena loja local que insistem que só pode ser para locais. Nigel Farage aprovaria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Livros “Hitch Hikers Guide To The Galaxy”

Da autoria do britânico Douglas Adams, trata-se de uma comédia de ficção cientifica que começou como radionovela, passou para livro (como uma “trilogia em cinco partes”) e deu em filme. Mais sobre a galáxia de inseguranças que vive em cada um de nós e menos sobre corridas estilosas pelo espaço, uma das cenas míticas dá-se quando todos os golfinhos abandonam o planeta Terra, fartos de que os burros dos humanos não percebam que os estão a avisar de que algo de terrível aí vem. E, tal como os britânicos fizeram hoje, os golfinhos agradecem e dizem bye bye – quem fica que se lixe.

Caixa com toda a discografia Blur 21: The Box

Um dos expoentes máximos da Britpop, o movimento musical que teve o seu apogeu nos anos 90 e que foi orgulhosamente britânico. As letras de discos como Parklife ou Modern Life Is Rubish mostram um Reino Unido pejado de incongruências, mas digno de todo o nosso amor mesmo assim.

ABBA: edição gold em CD + fato de Dancing Queen

No meio de tanta confusão, houve quem temesse ver os países do Reino Unido fora dos campeonatos de futebol ou mesmo da Eurovisão. Mas bola e demonstrações pop cheias de glitter fazem parte do ADN dos britânicos. Foram provavelmente o país do mundo que mais entusiasticamente acolheu o sucesso dos vencedores da Eurovisão em 1974: os suecos ABBA. Estrangeiros destes podem entrar-lhes no país à vontade. Fato e disco.

T-shirt Top Gear

Uma das figuras do dia de hoje é Boris Johnson, ex-presidente da câmara de Londres e provável sucessor de David Cameron no Partido Conservador. Ao contrário do demissionário Primeiro-ministro, Boris é fervorosamente favorável ao Brexit. Figura polémica, marcou presença num programa de antologia igualmente controverso: Top Gear, o show de carros até para quem não gosta de carros. Vale a pena ver um politico naqueles preparos e guerras de bocas ardilosas e cheias de british wit. Assim como vale a pena aproveitar para deitar a mão a esta t-shirt de homenagem a Stig, o misterioso piloto sem cara que testa carros como ninguém.

Vinil PJ Harvey

“Let England Shake”, ordena PJ Harvey. E os eleitores ouviram-na: hoje a Inglaterra tremeu mesmo. Escócia e Irlanda não estão para esses tremeliques e já prometeram referendos.

Caixa de DVD The Tick Of It

O “Yes, Prime Minister” do século XXI. Humor cru, bruto e que dá a entender que muitas vezes os políticos não sabem o que estão a fazer. Mas deve ser só na ficção, claro. O sucesso levou o showrunner e criador Armando Giovanni Iannucci (não parece, mas é escocês) a ser convidado para desenvolver “Veep” para a HBO, provavelmente a melhor (e certamente a mais bem escrita) comédia do momento.

Molhos Nandos

A mais popular cadeia de restaurantes no Reino Unido tem como símbolo uma espécie de galo de Barcelos e serve frango assado. O cadeia é sul-africana, mas com um descendente de portugueses à mistura na liderança do negócio. Uma notícia falsa de que o Nandos poderia sair do Reino Unido por causa do Brexit provocou pequenos ataques cardíacos. Aquela gente gosta mesmo do seu franguinho picante, apesar de chamarem Peri Peri ou Piri Piri. Se tiver curiosidade em ver se as vogais diferentes alteram o sabor, a Amazon ajuda.

DVD – Adrian Mole: The Complete Series + Livro

Em 1982, Adrian Mole sofria pelos abundantes seios de Pandora e tentava encontrar sentido na guerra pelos Falkland/Malvinas. Em 2016 talvez os seios de Pandora ainda estejam ótimos, mas as preocupações geopolíticas são outras. Série e livro.

Livro: “The Great British Bake Off: How to Avoid a Soggy Bottom and Other Secrets to Achieving a Good Bake”

Entre os clichés sobre os britânicos contam-se o seu particular sentido de humor e o seu pouco jeito para a gastronomia. Este livro não resiste à piadola no título — é algo no estilo “como evitar um rabiosque descaído”, um trocadilho que também se pode interpretar como uma tarte que fica demasiado molhada e encruada no fundo. A verdade é que é um dos melhores livros no mercado para fãs de pastelaria.

Susana Romana é guionista e professora de escrita criativa