Há 20 anos e seis dias, Portugal defrontou a Croácia pela primeira vez numa grande competição. As duas equipas corriam para ver quem ficava em primeiro no Grupo D, que até contava com a campeã europeia em título Dinamarca. Miroslav Blažević estava sereno e preferiu dar descanso a Davor Suker e Zvonimir Boban. António Oliveira não estava para brincadeiras e meteu a carne toda no assador… Resultado? Três, ó.

Os portugueses começaram cedo a sacudir a relva com aquela ginga lusitana. Foi logo aos 4′: Secretário desatou a correr pela direita, fez uma tabelinha com João Pinto, e foi buscar a bola à frente. O lateral do FC Porto cruzou com pinta e Figo, com a serenidade do costume, dominou e desviou de Marijan Mrmić. Sá Pinto arrastou Dario Šimić para o primeiro poste. Et voilà: um-zero.

A cantiga continuou aos 33′. Luís Figo bateu um canto, Couto ganhou nas alturas, Sá Pinto tentou um pontapé acrobático à Jackie Chan, mas sem sucesso. Na recarga, João Vieira Pinto marcou o segundo. Aos 82′, a conversa fechou. A Croácia já estava meio perdida e um defesa chutou contra o outro, quando queria fazer um passe, e isolou Domingos. O avançado português correu, correu, correu, e chutou com a canhota. Depois, já se sabe, esticou o indicador, não o rodopiou como fazia no FCP, e cerrou um punho. Já está, 3-0 e primeiro lugar.

Croácia: Marijan Mrmić, Dubravko Pavličić, Slaven Bilić, Zvonimir Soldo, Dario Šimić, Robert Jarni, Mladen Mladenović, Nikola Jurčević, Robert Prosinečki, Igor Pamić, Goran Vlaović

Portugal: Vítor Baía, Secretário, Hélder, Fernando Couto, Dimas, Oceano, Paulo Sousa, Rui Costa, Luís Figo, João Pinto e Sá Pinto

Pouco mais de 20 anos depois, Portugal e Croácia voltam a encontrar-se. Já não há Boban e Suker. Há Modric, Rakitic, Perisic e Mandzukic, e ninguém deverá ficar no banco a ver os Luís Figos, João Pintos e Domingos a marcarem golos. O pontapé de saída é às 20h horas, em Lens. O dicionário francês tem uma palavra chamada “déjà vu”. Ça va?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR