O presidente francês François Hollande e a chanceler alemã Angela Merkel chegaram este domingo a um “acordo completo” sobre como lidar com o resultado do referendo britânico, que deu a vitória à saída do Reino Unido da União Europeia. De acordo com fontes próximas do presidente francês, o acordo foi afirmado durante uma conversa pelo telefone.

Durante a chamada telefónica, a chanceler alemã e o presidente francês sublinharam a “necessidade de iniciativas a favor da Europa e de agir rapidamente em relação a prioridades concretas”. As discussões sobre o Brexit continuarão na segunda-feira em Berlim, “de forma a conseguir a maior clareza possível sobre a situação, para não deixar nenhuma incerteza“, segundo as mesmas fontes.

No mesmo dia, Hollande vai encontrar-se com Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, antes de se reunir ao fim do dia em Berlim com Angela Merkel e com Matteo Renzi, chefe do Governo italiano, na véspera do Conselho Europeu, que se realiza na terça-feira e na quarta-feira.

O Reino Unido está a fazer face às exigências constantes dos dirigentes e responsáveis da União Europeia no sentido o processo. Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, exortou David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido, a iniciar o processo de saída da União Europeia a partir de terça-feira, em Bruxelas. Porém, de acordo com uma fonte oficial europeia, o político britânico não pensa avançar, refere a France-Presse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR