O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai deslocar-se a Bruxelas e Londres, depois de os britânicos terem decidido no referendo de quinta-feira sair da União Europeia (UE), indicaram hoje fontes próximas do responsável norte-americano.

Depois de ter chegado hoje a Roma para se encontrar com o homólogo italiano, Paolo Gentiloni, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, Kerry vai deslocar-se a Bruxelas para um encontro com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, inicialmente previsto para hoje em Roma.

Posteriormente, Kerry vai a Londres para se reunir com o homólogo britânico, Philip Hammond, e com outros membros do Governo cessante do primeiro-ministro, David Cameron, adiantaram os os mesmos responsáveis, citados pela Agência France Presse.

Washington não escondeu a deceção na semana passada, depois do ‘sim’ pronunciado pelos britânicos na quinta-feira à saída do Reino Unido da UE (´brexit), 43 anos depois de terem aderido aos tratados europeus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os Estados Unidos estão particularmente preocupados com as consequências no crescimento mundial e as turbulências nos mercados financeiros, que caíram fortemente na sexta-feira na Europa e em menor medida no resto do mundo.

O presidente norte-americano, Barack Obama, pronunciou-se claramente a favor da manutenção do Reino Unido na UE, em vão. A partir de agora, os americanos esforçam-se para manter a unidade dos Ocidentais.

Na sexta-feira, Obama afirmou que o Reino Unido e a UE continuariam a ser “parceiros indispensáveis” dos Estados Unidos.