Mariano Rajoy, líder do Partido Popular espanhol, é o grande vencedor da noite eleitoral em Espanha. Agora é preciso saber se o partido consegue formar governo com 137 deputados eleitos. Precisava de eleger 176 deputados para ter maioria absoluta, agora é tempo de tentar chegar a uma solução de Governo com acordos entre partidos.

Pedro Sanchéz, líder do PSOE, é o segundo vencedor da noite e os socialistas continuam a ser a força política preferida da maioria dos eleitores que votam à esquerda. O PSOE conseguiu eleger 85 deputados, um resultado abaixo das eleições de dezembro 2015 em termos de número de deputados, mas com maior percentagem de votos. As projeções à boca das urnas feitas às 20 horas de Madrid (19 horas em Lisboa) atiravam os socialistas para o terceiro lugar, mas mais uma vez as projeções revelaram ser pouco exatas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pablo Iglesias e coligação Podemos Unidos são os grandes derrotados da noite. A força política que defende a independência da Catalunha foi a terceira mais votada e subiu em relação às eleições de 20 dezembro de 2015. Conseguiu eleger 71 deputados mais 2 deputados que em 2015, em coligação com a Esquerda Unida.

Albert Rivera, líder do Ciudadanos, é outro dos derrotados destas eleições. Sempre apelou ao diálogo entre todas as forças políticas com vista à tentativa de formar governo, que não se concretizou e deu origem às eleições deste domingo. Apenas conseguiu eleger 32 deputados, menos oito do que em dezembro de 2015, quando tinha conseguido eleger 40.