Thom Yorke, líder da banda inglesa Radiohead, mostrou-se a favor de um segundo referendo no Reino Unido, depois da votação de quinta-feira ter dado a vitória ao “Brexit”. Numa entrada publicada no seu blog, “a new nature blog”, Yorke admitiu sentir-se chocado e irritado com os resultados. “Abrimos a Caixa de Pandora — e só lentamente é que vamos descobrir o que foi libertado. Uma coisa é certa. Isto é outra vitória para o neoliberalismo”, escreveu. “Devem ter acertado — passei do Choque para a Raiva.”

Na sua conta de Twitter, o vocalista e membro fundador dos Radiohead partilhou o link para a petição que pede a alteração das regras do referendo e que apela à realização de uma nova votação. A petição, lançada em novembro passado, ganhou desde sexta-feira um novo impulso e conta já com quase 2.600 milhões de assinaturas. E o número não para de crescer. São precisas 100 mil assinaturas para que uma petição seja discutida no Parlamento britânico, número que já foi largamente ultrapassado

Yorke não é a primeira figura pública a demonstrar o seu descontentamento face aos resultados de sexta-feira, que deram a vitória ao Brexit com 52% dos votos. O comediante inglês Ricky Gervais manifestou-se no Twitter para dizer que a saída do Reino Unido da União Europeia não fará qualquer diferença.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não acredito que foi preciso um referendo para os jovens do Reino Unido descobrirem que os velhos não gostam deles”, brincou, antes de acrescentar que “piadas à parte, o Brexit não vai fazer nenhuma diferença”. “Os ricos vão continuar ricos, os pobres vão continuar pobres, e nós vamos continuar a culpar os estrangeiros”, acrescentou.

Apesar da vitória do Brexit, muitos britânicos mostraram-se descontes com o resultado e até arrependidos de terem votado a favor da saída do Reino Unido. De acordo com o jornal Independent, houve até quem telefonasse para os serviços eleitorais a perguntar se era possível mudar o voto. O Brexit parece ter dado lugar a um novo movimento — o Bregret.