É belga e um diplomata. Didier Seeuws foi escolhido pelo presidente do Conselho Europeu, Donad Tusk, para coordenar, em nome da União Europeia, as negociações com os britânicos para a saída da União. A informação foi confirmada por um porta-voz da UE no sábado à noite.

Didier Seeuws foi chefe de gabinete de Herman Van Rompuy, o belga que liderou o Conselho Europeu até 2014, antes de Donald Tusk. Foi ainda porta-voz de Guy Verhofstadt quando o líder liberal esteve no Parlamento Europeu. Verhofstadt foi o primeiro-ministro belga entre 1999 e 2008 e um forte defensor da integração da União Europeia.

De origem flamenga, o diplomata de 50 anos tem uma longa experiência nos bastidores do poder de Bruxelas, a nível nacional e comunitário. Antes de ser indicado para liderar a task force especial que vai negociar com o Reino Unido, Didier Seeuws era o responsável pelas áreas de transportes, telecomunicações e energia no Conselho Europeu, onde estão representados os 28 estados da União Europeia.

Os detalhes legais do processo de negociação do “divórcio” entre a UE e o Reino Unido serão definidos na Comissão Europeia presidida por Jean-Claude Juncker, mas os acordos políticos que vão permitir chegar a um resultado final estarão concentrados em Donald Tusk, o polaco que lidera o órgão onde têm assento os líderes dos governos nacionais dos países da UE e que vai reunir terça e quarta-feira para a preparar a primeira resposta ao resultado do referendo britânico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR