Mais de 20 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Leiria, Castelo Branco e Santarém estão este domingo em risco ‘muito elevado’ de incêndio, o segundo mais grave, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo as informações disponibilizadas no site do IPMA, estão em risco ‘muito elevado’ de incêndio os concelhos de Vimioso, Moncorvo, Freixo de Espada a Cinta e Alfândega da Fé (Bragança), Sernancelhe e Moimenta da Beira (Viseu), Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Pinhel, Sabugal, Guarda, Trancoso, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda).

Estão igualmente com risco ‘muito elevado’ de incêndio os concelhos de Belmonte, Covilhã, Penamacor, Fundão, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Oleiros, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Vila de Rei (Castelo Branco) e Mação e Sardoal (Santarém).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para este domingo uma pequena subida de temperatura mínima nas regiões do litoral Norte da temperatura máxima nas regiões do litoral Norte e Centro e na região Sul.

O céu vai estar pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior Centro e Sul durante a tarde.

Quanto a temperaturas, a máxima será de 35º C e vai registar-se em Évora. Lisboa chegará aos 30º C, Porto aos 28º C e Faro aos 27º C.