O cancro é, normalmente, composto pelas células do próprio organismo. Nasce, cresce e morre com o hospedeiro, do qual faz parte, como um órgão nefasto. Pelo menos na maioria dos organismos. Agora, os cientistas descobriram que as amêijoas, berbigão, mexilhões ou outras espécies de bivalves, podem transmitir entre eles uma doença semelhante à leucemia. A descoberta foi publicada na revista científica Nature.

Esta doença parece ser transmissível através da água, não só entre os animais da mesma espécie, mas também entre animais de espécies diferentes, refere a Science Magazine. Se está preocupado que esta descoberta possa comprometer os petiscos das tardes de verão, não se preocupe: as pessoas não correm risco de cancro só por comerem animais doentes, refere o Público.

A transmissão de tumores entre animais da mesma espécie não é frequente, mas também não é caso único. Como refere o artigo da Nature há casos reportados de transmissão de tumores faciais entre diabos-da-tasmânia ou a transmissão de cancros entre cães.

Entre humanos nunca se ouviu falar de contágio entre indivíduos, mas já se registou o caso de uma ténia que passou o cancro ao hospedeiro humano que tinha infetado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR