O décimo episódio da sexta temporada da série norte-americana “Guerra dos Tronos”, produzida pela HBO, estreou este domingo nos Estados Unidos da América. “The Winds of Winter” é um episódio que estabelece as bases para uma sétima temporada cheia de ação.

Aviso aos leitores (e principalmente aos fãs da série ‘Guerra dos Tronos’): este artigo contém detalhes sobre o décimo episódio da sexta temporada e detalhes sobre alguns episódios anteriores da mesma temporada. Caso não queira saber o que se passou no episódio que vai ser transmitido esta segunda-feira em Portugal, não continue a ler.

cersei-cersei-lannister-31147140-1279-691

Cersei Lannister, uma das personagens centrais da série, interpretada pela atriz Lena Headey.

O último episódio da sexta temporada começa com um close-up sobre a nuca de Cersei a contemplar Porto Real. Depois surgem imagens de Tommen, Margaery Tyrell e o Alto Septão, os três a prepararem-se para o julgamento da viúva Baratheon e de Loras Tyrel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Cavaleiro das Flores, Sir Loras Tyrel, confessa “todos” os seus crimes no início do julgamento. Depois da confissão, o cavaleiro afirma que irá dedicar a sua vida a servir os Sete Deuses. É lhe então cravado na testa com uma faca o símbolo da Fé, por um dos seus novos companheiros.

Depois do julgamento do Cavaleiro das Rosas, seria a vez de julgar Cersei. Mas a rainha deposta não se apresenta no local. Nos minutos seguintes é revelado o seu plano final. O “mestre” Pycelle é assassinado pelos “passarinhos” de Varys e o mesmo acontece a um dos servos dos Sete Deuses, que é esfaqueado numa cave repleta de “wildfire”.

Simultaneamente, a rainha Margaery apercebe-se de que há algo de errado devido à ausência de Cersei e Tommen – impedido de assistir ao julgamento pela Montaha – e pede para que se evacue a sala de julgamento, mas é impedida pelos servos da fé. É então que o fogo explode o templo, matando todos os que se encontravam lá dentro.

Cersei consegue assim vingar-se de todos os seus inimigos, incluindo a mulher responsável pela sua humilhação, que é torturada por Sir Gregor Clegane. Ao longo de todas estas cenas, Cersei aparece com um sorriso nos lábios.

Em troca desta vingança total? Tommen suicida-se depois de saber que a sua mulher tinha morrido. Quando confrontada com o cadáver do filho, Cersei mantém uma expressão serena ao mesmo tempo que pede a Qyburn para queimar o corpo.

Em Winterfell, Jon Snow testemunha um confronto entre Melisandre e Sir Davos que termina com o cavaleiro a obrigar à Feiticeira Vermelha a confessar ter queimado a princesa Shireen, filha de Stanis Baratheon. Jon Snow dá então uma ordem à feiticeira para cavalgar em direção ao Sul e que, caso volte a vê-la no Norte, a enforca.

Depois de ver a feiticeira partir, Snow conversa com Sansa, admitindo que a batalha dos bastardos (episódio nove) apenas foi ganha devido à estratégia da filha mais velha de Ned Stark e afirmando que é ela a verdadeira senhora de Winterfell.

Sansa pede depois desculpa por não ter contado a Jon sobre os cavaleiros do Vale. Antes de se despedirem, depois de um momento de cumplicidade, Sansa exclama “O Inverno chegou”, ao que Jon responde: “O pai sempre prometeu, não foi?”

No lado totalmente oposto de Westeros, na exótica Dorne, Olenna Tyrel forma uma aliança com os Martell, para se vingarem dos Lannister. E das sombras surge um novo aliado, Varys, que promete “Fogo e sangue”.

Em Mereen, Daenery’s informa o seu amante Daario Naharis que este não a irá acompanhar em Westeros e deverá ficar em Essos para cuidar da Baía dos Dragões. Em conversa com Tyrion, Daenery’s afirma que não sentiu nada ao terminar a sua relação com Daario. Depois dessa confissão, a Mãe de Dragões presenteia o conselheiro com o pin de Mão da Rainha.

Nas Gémeas, Walder Frey almoça sozinho, servido por uma mulher que lhe coloca uma tarte de carne no prato. Quando o nobre lhe pergunta onde estão os seus filhos, a rapariga informa-o que estes estão presentes, na tarte que acabou de lhe servir. Perante um enojado Frey, a rapariga revela ser Arya Stark mascarada, antes de cortar a garganta ao homem responsável pela morte da sua mãe e do seu irmão, olhando com satisfação para o homem enquanto este morre.

De volta a Winterfell, Sansa descobre as intenções de Petyr Baelish de casar com ela e juntos governarem Westeros, afirmando que os nortenhos apenas seguirão uma verdadeira Stark, nunca um bastardo como Jon.

Neste episódio, Bran despede-se do seu tio Benjen e volta depois a aventurar-se no passado, seguindo o seu pai até à Torre da Alegria, onde este encontra a irmã a esvair-se em sangue, depois de ter dado à luz um bebé. “Se o Robert descobre, mata-o”, segreda Lyanna Stark e depois a criança é entregue a Ned. De um plano da cara do bebé passa-se para um plano de Jon Snow, parecendo confirmar que afinal Snow não é filho de Ned, mas sim de Lyanna e Rhaegar Targaryen.

Em Winterfell, Lyanna Mormont proclama Snow como Rei do Norte e os nobres nortenhos juram fidelidade ao herdeiro Stark. Após alguns momentos de clara satisfação Sansa mostra uma expressão de receio pelo que pode vir a acontecer ao seu suposto meio-irmão.

Em King’s Landing, Cersei ocupa o Trono de Ferro e é coroada rainha por Qyburn, perante um Jamie que se mostra apreensivo com a nova situação da irmã.

No final do episódio três dragões adultos sobrevoam uma armada liderada dor Daenery’s, acompanhada por Tyrion e Varys, a caminho de Westeros.

A guerra final pelo Trono de Ferro parece aproximar-se. Valar morghulis.