No dia em que Lionel Messi deixa, emocionado, a seleção argentina, mergulhámos nos dez anos de história do jogador na equipa do seu país e recuperámos alguns dos melhores golos – desde livres diretos a quilómetros da baliza, a ‘chapéus’ que se tornaram uma marca do nº 10 albi-celeste.

Durante 10 anos, Messi marcou 55 golos na seleção, superando Gabriel Batistuta como melhor marcador da equipa nacional argentina, que tinha 54 golos.

O primeiro golo nas seleções

Em 2004, Messi marcava o primeiro golo pela seleção. Era um particular da equipa sub-20, entre a Argentina e o Paraguai, que ficou 8-0 para a equipa albi-celeste.

https://www.youtube.com/watch?v=vyrEF6Gnjgs

O primeiro golo a sério

O primeiro golo com a equipa principal chegou dois anos depois, num particular contra a Croácia. A Argentina ganhou por 3-2.

https://www.youtube.com/watch?v=t0T8W8VzBw0

Um dos seus ‘chapéus’ e outros golaços

Em 2007, na Copa América, num jogo contra o México que a Argentina ganhou por 3-0, Messi marcou um espetacular golo de ‘chapéu’, que se tornou numa das marcas do jogador.

Neste particular contra a França, em fevereiro de 2009, Messi passou por quatro adversários e disparou, sem hipótese para os franceses.

E aqui, em 2010, fez isto contra o eterno rival Brasil:

2012 foi um ano produtivo para Messi. Jogavam-se as qualificações para o Mundial de 2014 e Messi fez dois livres diretos extraordinários – contra o Uruguai e contra o Paraguai.

Este particular entre a Argentina e Guatemala, que acabou com uma vitória dos argentinos por 4-0, foi palco de um golo extraordinário de Messi. Não duvide, veja.

O último golo

Este ano, antes de se despedir, Messi marcou outro golo de livre direto que correu o mundo. A Argentina venceu os Estados Unidos por 4-0 e qualificou-se para a final da Copa América, que viria a perder frente ao Chile.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://www.youtube.com/watch?v=WTrDSbxxq14

O penálti falhado

A última jogada de Messi na seleção argentina foi precisamente o motiv0 que o fez sair. O jogador falhou um penálti, contribuindo para a derrota da seleção na final da Copa América 2016. É a quarta derrota da albi-celeste em finais de grandes competições.

https://www.youtube.com/watch?v=aNW-URB6Uik