César Luena, número dois do PSOE, alertou esta segunda-feira que o resultado dos socialistas espanhóis indicam vontade de mudança contra as “políticas injustas, ineficazes e antissociais”, mas que cabe ao PP a iniciativa de formar Governo.

Luena, membro da Organização do PSOE, não rejeita que os socialistas possam vir a formar Governo, apesar de ter elegido 85 deputados, mas frisou que compete a Mariano Rajoy (líder do PP) tomar a iniciativa, porque o Partido Popular foi a força política que venceu as eleições legislativas de domingo.

Luena insistiu que ao conquistar 137 deputados, o líder do PP “tem a obrigação e a responsabilidade” de tentar tomar posse, tal como como aconteceu após as eleições legislativas de dezembro do ano passado.

“Vamos passo a passo, mas – deste resultado – pode-se concluir que quem tem de tomar a iniciativa é Rajoy. O PSOE é o primeiro partido de esquerda e uma alternativa, mas somos o segundo partido”, admitiu o secretário da Organização dos socialistas espanhóis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O responsável acrescentou que o PSOE vai agir com “muitíssima prudência e respeito” porque, afirmou, tem consciência de que os espanhóis querem que o partido esteja “à altura das circunstâncias”.

“Primeiro está a situação política e institucional do país e só depois o partido”, frisou.

O secretário da Organização do PSOE concorda com o líder, Pedro Sanchez, sobre o resultado eleitoral dos socialistas, indicando que “no plano geral” não foi bom, muito menos nas comunidades autónomas, como na Andaluzia, onde venceu o Partido Popular.

No plano interno, Luena disse que “não há nenhum motivo” para Pedro Sanchéz não se apresentar no próximo congresso do PSOE para ser reeleito secretário-geral, como tinha anunciado.