A abdominoplastia é uma cirurgia utilizada para reconstruir o abdómen retirando excesso de pele ou gordura da barriga. Esta é uma operação especialmente pensada para pessoas que perderam peso e querem retirar as peles flácidas que permanecem na zona abdominal. Mas para além de cumprir o objetivo principal, que é conseguir uma barriga lisa, esta cirurgia permita também mudar o umbigo de sítio.

Muitas das pessoas que optam pela cirurgia aproveitam também para deslocar o umbigo. O problema é que nem os cirurgiões plásticos conseguiam decidir qual o sítio onde o umbigo devia ficar para uma barriga mais sexy.

Para resolver este problema, Giuseppe Visconti, Emiliano Visconti, Lorenzo Bonomo e Marzia Salgarello decidiram fazer um estudo para “determinar as referências para a forma e posição ideais do umbigo para encontrar um deslocamento potencial no terreno clínico”, conta o El Español.

Para a investigação, que foi publicada na Aesthetic Plastic Surgery, foram analisados os umbigos de 81 modelos e 1682 pessoas foram questionadas sobre as suas preferências em relação a umbigos. Mas o veredicto a que chegaram acerca da localização ideal do umbigo só foi conseguido graças à matemática.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi através da proporção áurea e da espiral de Fibonacci, que se conseguiu calcular o sítio onde deve ficar o umbigo. Os investigadores garantem que não foi possível determinar uma posição ideal em relação aos ossos, mas que a espiral de Fibonacci consegue determinar a localização adequada para o umbigo durante a cirurgia.

O estudo também determinou a forma ideal: o umbigo perfeito deve ser oval, vertical, deve ter capa superior e não ter protrusão (deslocamento para a frente).