A Organização do prémio Healthcare Excellence, atribuído ao Hospital de Vila Franca de Xira, esclareceu esta terça-feira que a primeira menção honrosa coube ao Hospital Distrital da Figueira da Foz e a segunda ao Centro Hospitalar Lisboa Central.

As três unidades arrecadaram os três primeiros lugares na iniciativa que visa reconhecer as melhores práticas de gestão hospitalar e de serviços prestados aos doentes distinguindo projetos de qualidade que possam ser replicados noutros hospitais do país, segundo a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, organizadora do prémio.

O Hospital de Vila Franca de Xira foi o vencedor do prémio, com o projeto “capacitar para melhor cuidar”, que está a ser desenvolvido desde 2015, identificando e preparando cuidadores para prestar cuidados ao domicílio a doentes em pós-operatório na área da cirurgia ortopédica programada.

O segundo lugar coube ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, distinguido pelo projeto Healthcare Insinght – Gestão por Objetivos, que resultou em impactos positivos ao nível da produtividade, eficiência, efetividade e qualidade dos cuidados prestados por aquela unidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em terceiro lugar ficou o projeto ARPAT – Aplicação de Registo de Pedidos de Altas e Transferências, desenvolvido pelo Centro Hospitalar Lisboa Central, uma ferramenta informática criada para gerir pedidos de transferências, altas, óbitos e emissão de etiquetas, entre as Unidades de Internamento e a Urgência Geral Polivalente. O projeto foi depois alargado às admissões urgentes e programadas, ao pré-registo da cirurgia e à gestão de camas.

Os três vencedores foram distinguidos entre 10 projetos finalistas apresentados na segunda-feira no Hotel Praia D’El Rey Marriott, em Óbidos, onde decorreu a entrega dos prémios.

Entre os finalistas estiveram projetos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, do Centro Hospitalar Lisboa Central, do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, do Hospital Distrital da Figueira da Foz, do Hospital Garcia de Orta, do Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães e do Hospital de Vila Franca de Xira, o único com dois projetos selecionados.