A equipa de futebol dos ‘dragões’ arrancou esta terça-feira para a época 2016/17 e Nuno Espírito Santo, novo treinador, apresentou-se com a confiança de que “este vai ser o ano do FC Porto”.

Ainda antes de orientar a primeira sessão de trabalho como treinador da equipa portista, Nuno Espírito Santo falou dos objetivos para o futuro e da sensação de “estar em casa”, alertando para o “trabalho importante” que há pela frente.

“Estamos onde gostamos de estar, no campo. O último mês foi de preparação e agora o importante é receber os jogadores e começar a trabalhar. Acredito que vai ser o nosso ano. (…) Temos consciência de que temos um trabalho importante pela frente, para o qual temos de estar unidos e conscientes”, afirmou Nuno Espírito Santo em declarações ao Porto Canal, pouco antes de se juntar aos jogadores no relvado para treino inaugural da pré-temporada.

O treinador, que chegou ao Dragão para substituir José Peseiro, após o FC Porto ter ficado em terceiro lugar no campeonato, atrás de Benfica e Sporting, quer que a equipa chegue à competição de forma “séria, consciente e otimista”, pedindo “união ao universo azul e branco”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Nesta primeira fase, o mais importante é o trabalho dos jogadores, em termos físicos, táticos e técnicos, e só depois pensaremos nos jogos de preparação. Queremos entrar na competição a sério e de forma consciente, mas com um grande otimismo. Sabemos que temos uma tarefa difícil pela frente e só unidos conseguiremos concretizar os nossos objetivos”, concluiu o antigo guarda-redes.

Ainda sem Danilo, ao serviço da seleção portuguesa, e sem outros futebolistas que participaram no Europeu e na Copa América, o primeiro grupo às ordens de Nuno Espírito Santo no centro de estágio do Olival inclui 31 jogadores.

Andrés Fernández, José Sá e Ricardo Nunes (guarda-redes); Aboubakar, André André, André Silva, Brahimi, Alberto Bueno, Chidozie, Evandro, Felipe, Francisco Ramos, Gonçalo Paciência, Hernâni, Ivo Rodrigues, João Teixeira, José Ángel, Josué, Marcano, Marega, Martins Indi, Omar Govea, Otávio, Quintero, Rafa, Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Suk, Varela, Víctor García e Zé Manuel foram os jogadores que se apresentaram.

Aboubakar esteve ausente durante a manhã, devido a um cancelamento de um voo, e vai integrar os trabalhos durante a tarde. Chidozie também está ausente, devidamente autorizado, e irá juntar-se ao grupo durante esta semana.