Quando cantou “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”, Marilyn Monroe estaria a milhas de pensar que os diamantes, para além do melhor amigo da mulher, poderiam ser os melhores amigos do pneu.

Pasmem-se os que já ficaram de boca aberta quando, há cerca de 10 anos, a Bugatti revelou os números associados ao Veyron. Para atingir a velocidade máxima anunciada (400 km/h), o superdesportivo italiano deveria estar calçado a rigor, com um jogo de pneus Michelin Super Sport especialmente concebidos para ele. O “tailor-made” paga-se – no caso, o “set” só poderia ser substituído na fábrica, em França, e custava à volta de 27 mil euros. Uma verdadeira pechincha quando comparado com os pneus mais caros do mundo, que acrescentam à borracha uns pozinhos de ouro de 24 quilates e uns quantos diamantes.

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Harjeev Kandhari, O CEO da Zenises, com o pneu mais caro do mundo, devidamente certificado pelo Guiness

Criados pela Z Tyre, marca de performance do Grupo Zenises, sedeada no Dubai, são uma verdadeira obra-prima das arábias os quatro pneus que entraram para o Livro de Recordes do Guiness por custarem, cada um, para cima de 135 mil euros. O conjunto foi arrematado por 600 mil dólares, cerca de 546 mil euros.

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Para ter uma ideia, este valor dava para comprar, em Portugal, 38 Renault Clio (se considerarmos a versão 0.9 TCe Energy Confort). Está claro que o modelo mais vendido no mercado português não faz o mesmo brilharete no Dubai que uns pneus na medida desportiva 295/35 R21.

O conjunto foi encomendado por um comprador cuja identidade permanece desconhecida, mas que gosta certamente de pisar luxo. Afinal, estamos a falar de uma empreitada com requinte do início ao fim. É que depois de terem sido desenhados no Dubai, os pneus viajaram até Itália, para receberem um tratamento especial na Joaillier Prive, onde foram adornados com diamantes. E como se o brilho das pedras preciosas no “Z” (não de Zorro, mas de Z Tyre) não fosse suficiente para ofuscar qualquer um no trânsito, os pneumáticos regressaram à terra de origem, para serem enriquecidos com folhas de ouro. Aplicadas, “noblesse oblige”, pelos mesmos artesãos que trabalharam no novo palácio presidencial de Abu Dhabi.

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Em vez do recorde, a Z Tyre prefere colocar a tónica na qualidade e na exclusividade do produto. O CEO da marca, Harjeev Kandhari garante que este projecto visou “celebrar e reconhecer o verdadeiro valor da sua gama de pneus de alta performance”. Certo é que, para entrar no “Guinness World Records”, o valioso “set” teve de prestar provas de funcionalidade, para garantir que, de facto, podia ser montado numas jantes e andar por aí a desfilar numa utilização “normal”. E passou no teste. Segundo a Z Tyre, os pneus mais caros do mundo podem rodar até 15 minutos numa prova de alta velocidade – o que é o mesmo que dizer “adeus” a 36.400€ por cada minuto que passa.

Independentemente do destino que o dono lhes dará, a verba por que foram vendidos os pneus teve um bom fim, revertendo para a Fundação Zenises (do Grupo Zenises, proprietário da Z-Tyres), que se “foca na melhoria do acesso à educação em todo o mundo”, sublinha Harjeev Kandhari.

Se está cliente, saiba que a marca está à venda em Portugal e aceita encomendas. E se quiser exceder-se em excentricidade, deixamos-lhe algumas sugestões que vão ao encontro do perfil deste tipo de consumidores. Retiradas do site Luxury Launches, provam que o recurso ao ouro está na moda e que há mercado para tudo o que brilhe. Até na casa de banho.

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