No dia-a-dia, é muito mais fácil maquilhar com pincéis. Sejamos honestas, pincéis, esponjas e beauty blenders vieram revolucionar a forma como utilizamos a maquilhagem. Mas, em caso de emergência, sabe ao certo como se pintar à boa e velhinha maneira, que é como diz, à mão? Uma das coisas que, pessoalmente, não gosto de trazer na bolsa de maquilhagem são esponjas e pincéis porque vão sujar tudo o que os rodeia. E o pincel de base então… Biergh! Deixa tudo empapado à sua volta.

Se estiver fora de casa sem pincéis, porque não gosta de os colocar na bolsa de maquilhagem, porque eles estão a secar (depois de terem sido lavados, ou seja, um dia por semana) ou simplesmente porque lhe apetece dar-lhes algum descanso, preparámos um guia para se maquilhar só com dedos. E ficar, já cantava Beyoncé, flawless. Sem imperfeições.

Maquilhar a pele

Muitos maquilhadores usam os próprios dedos para aplicar base porque, ao estarem quentes, as mãos fazem com que as fórmulas se misturem e fundam mais uniformemente na pele. O passo-a-passo é simples: começar de cima para baixo e do centro para as extremidades (bochechas), sempre com movimentos leves, circulares e em género de massagem para conseguir uma cobertura homogénea e natural.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com os corretores e iluminadores o truque passa por aplicar com pequenas batidas nas zonas onde se está a aplicar e nunca espalhar. No caso das olheiras, aqueça o produto entre o polegar e o dedo indicador para derreter mais facilmente na pele e proporcionar uma cobertura mais intensa.

Maquilhar os olhos

Normalmente, maquilhamo-nos com a mão com que trabalhamos porque temos maior controlo sobre o que estamos a fazer. O que significa que tem cinco dedos para utilizar com sombras e conseguir fazer dégradés de tons e até smoky-eyes. Comece sempre com o dedo médio e com as sombras claras, a partir do interior do olho. Com o dedo anelar, aplique então as sombras mais escuras nos cantos dos olhos. Com o dedo mindinho, destaque os cantos internos com sombra iluminadora ou branca. E com o indicador faça as correções finais que precisar.

Blush e bronzer

Tanto o blush como o bronzer podem ser aplicados facilmente com a ponta dos dedos médio e anelar. A melhor forma de o fazer é com pequenas batidas nas maçãs do rosto em direção às têmporas de forma a conseguir espalhar o pó de forma uniforme. Se não se entender com pós, tire um pouco de batom rosa ou vermelho e espalhe nas maçãs do rosto até criar uma tonalidade saudável e natural.

Pintar os lábios

A maioria das pessoas usa um pincel de lábios para definir o seu contorno mas, na verdade, os dedos são a melhor forma de fazer o batom durar mais tempo. Aplique a partir do tubo e, de seguida, com a ponta do dedo anelar, dê suaves batidas nos lábios como se estivesse a tentar fundir a cor na pele. Para espalhar, usa o dedo médio e parta do centro até à linha dos lábios. Aplique uma nova camada de batom, volte a fazer leves batidas e, com o dedo indicador, suavize os contornos ao redor dos lábios para esbater a cor.