O Google Calendar, o aplicativo de agenda da Google, esteve inacessível durante a tarde desta quinta-feira. Ao entrar na página do calendário surgia um aviso de “erro do servidor”, indicando que o serviço “não está disponível no momento”. O problema começou por afetar todos os utilizadores, mas já está resolvido.
Google Calendar is down. All meetings are canceled. Everyone go home.
— Nicholas Carlson (@nichcarlson) 30 de junho de 2016
O regresso do aplicativo foi gradual, com alguns utilizadores a conseguirem aceder ao serviço ao fim de algumas horas. A solução chegou por volta das 19h30, com uma mensagem da Google: “O problema com o Google Calendar deve estar resolvido. Pedimos desculpa pela inconveniência e agradecemos a sua paciência e apoio contínuo. Garantimos que a confiabilidade do sistema é uma prioridade de topo na Google e que estamos continuamente a fazer melhorias nos nossos sistemas.”
Desconhecem-se as causas do problema que só afetou este serviço da empresa. Os aplicativos da Google na cloud — “nuvem” — são usados por milhões de pessoas em todo o mundo. O calendário da Google é uma dessas ferramentas.