A Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) lançaram esta quinta-feira uma iniciativa de garantia no valor de 121 milhões de euros para as Pequenas e Médias Empresas (PME) nas áreas da cultura e da criatividade.

“Espera-se que este regime permita a concessão de mais de 600 milhões de euros de empréstimos bancários ao longo dos próximos seis anos”, lê-se no comunicado sobre a iniciativa do novo regime de garantia e contragarantias, a título gratuito, a intermediários financeiros, a favor de PME.

Os bancos comerciais/de retalho, os bancos de fomento ou outros intermediários financeiros poderão beneficiar da garantia de 121 milhões de euros para apoiar “mais de dez mil PME numa vasta gama de setores, como o audiovisual (incluindo o cinema, televisão, animação, jogos de vídeo e multimédia), os festivais, a música, a literatura, a arquitetura, os arquivos, as bibliotecas e os museus, o artesanato, o património cultural, o ‘design’, as artes do espetáculo, a edição, a rádio e as artes plásticas”.

Esta garantia foi lançada no âmbito do programa Europa Criativa dedicado a setores culturais e criativos e será gerida pelo FEI, em nome da Comissão Europeia.

As PME europeias podem beneficiar deste regime a partir do final de 2016.

Os setores culturais e criativos representam mais de sete milhões de postos de trabalho na UE e 4,2 % do PIB da UE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR