A produção industrial diminuiu 2% em maio, face ao mesmo mês do ano passado, mas abaixo da queda homóloga de 3,4% em abril, informa hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Comprando com o passado mês de abril, o índice de produção industrial registou em maio uma quebra mensal de 3,7%, quando em abril tinha registado um aumento de 5,3%.

O contributo negativo mais influente para esta diminuição homóloga em maio do índice agregado foi o do agrupamento de bens de consumo, que diminuiu 5,2%, mais do que a quebra de 4% do mês anterior.

O agrupamento de bens intermédios registou uma diminuição de 2,9%, acima da quebra de 3,5% em abril, e o agrupamento de energia foi o único com um contributo positivo para o índice agregado, apesar de a taxa de variação ter passado de 22,7% em abril para 8,0% em maio.

A secção das indústrias transformadoras diminuiu 4,8%, quando em abril tinha tido uma variação de 0,3, enquanto o índice da eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio passou de uma taxa de 35,4%, em abril, para 15,7%, em maio.

A secção das indústrias extrativas diminuiu 9,5% em maio, depois de em abril ter registado uma descida de 28,3%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR