O PSD considerou esta quinta-feira como “maus” os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que indiciam uma manutenção em maio da taxa de desemprego nos 11,6% e desafiou o Governo a inverter “rapidamente” a sua estratégia económica.

Esta posição foi transmitida pelo vice-presidente da bancada social-democrata Adão Silva, depois de o INE ter divulgado na sua estimativa provisória que a taxa de desemprego em maio, face a abril, terá ficado inalterada nos 11,6%, recuando 0,8 pontos percentuais relativamente ao período homólogo.

Perante os jornalistas, o dirigente do Grupo Parlamentar do PSD classificou como “maus” os dados do INE sobre a evolução do emprego em Portugal.

“O emprego não cresce e até diminui em Portugal e há cerca de 27 mil novos portugueses sem emprego no país. Estes resultados acontecem por que há uma estratégia económica errada no país”, sustentou Adão Silva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Adão Silva salientou depois que as instituições internacionais já apontam para “um arrefecimento” da economia portuguesa, “decrescendo este ano”.

“Apesar de o primeiro-ministro [António Costa] contradizer o seu ministro das Finanças [Mário Centeno], a verdade é que este último disse [na quarta-feira] que a economia portuguesa vai arrefecer, o que se traduz numa redução do emprego”, assinalou o vice-presidente da bancada social-democrata.

Neste quadro, Adão Silva advogou que o executivo socialista “deve rapidamente alterar a sua estratégia económica, já que a atual gera maus resultados para os portugueses”.

“Não vou agora comentar a estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia portuguesa, porque chegam-me os números do ministro das Finanças: a previsão inicial de crescimento de 1,8% este ano não se vai verificar e até chega mesmo a dizer que nem sequer a previsão da OCDE, que era de 1,2%”, referiu Adão Silva.