agenda-cultural-verao-norte

Poesia no Castelo acontece na sexta-feira, 1 de julho, no Forte São João da Baptista da Foz no Porto. A partir das 18h30, a sessão de poesia que reúne alguns declamadores e músicos em redor das palavras, marca a sua oitava edição. O castelo das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde tornou-se um local de encontro, principalmente na primavera e no verão, de vários eventos relacionados com a literatura portuguesa. A poetisa Conceição Lima e a professora universitária Isabel Ponce de Leão são duas das convidadas para declamar poesia. A entrada é livre.

Ainda na Invicta, a Casa da Música recebe dois concertos durante o fim de semana: Duquesa estará sábado, a partir das 22h, no Café Casa da Música/Super Bock Super Rock; já a Empire State Youth Orchestra atua às 18h no domingo na Sala Suggia. O primeiro vem de Barcelos e chama-se Nuno Rodrigues. Faz parte da banda Glockenwise onde é vocalista, Duquesa é o seu projeto a solo com canções como “Douchebag” e “Ice Cream”. A orquestra atua no dia seguinte e reúne os melhores alunos das escolas de música de Nova Iorque. A direção musical do concerto é do maestro Cha-Pyo. Ambos os concertos estão integrados no programa Verão na Casa. A entrada é livre no concerto de Duquesa, para ver Empire State Youth Orchestra paga-se oito euros.

Os Cais Sodré Funk Connection apresentam domingo o novo álbum no Hard Club. O Porto é o local escolhido para presentear o público com Soul, Sweat & Cut the Crap. Este é o segundo trabalho da banda, que encontra influência nos mais reconhecidos nomes do funk, R&B e da soul. Os bilhetes custam dez euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A exposição da ART-MAP Ponte de Lima inaugura esta sexta-feira. Após a submissão das candidaturas de vários artistas, a organização selecionou um conjunto de obras que vão estar expostas em lugares diversos da cidade. Desde uma antiga prisão até aos jardins públicos, a arte contemporânea estará um pouco por todo o lado. Mais de 140 artistas e 300 obras vão ser conhecidos a partir das 18h de 1 de julho.

Em Braga, é tempo de os livros assumirem protagonismo nos tempos livres. A Feira do Livro de Braga regressa à Avenida Central e lá permanece até 17 de julho. A edição deste ano conta mais de 58 stands e a animação para todos os gostos: o escritor Afonso Cruz estará presente na exposição “Escritores” no Theatro Circo, Samuel Úria dá um concerto e a dupla do espetáculo “Deixem o Pimba em paz”, Bruno Nogueira e Manuela Azevedo, também vai estar por lá.

Na mesma cidade, a Ponte Party People no Parque da Ponte vai garantir mais de seis horas de música. Acontece no sábado, com dois palcos, e alguns artistas do cartaz são Jibóia, Peixe:avião e Black Bombaim. Com entrada gratuita.

A Casa da Arquitetura em Matosinhos organiza o Be a Part Of! na sexta-feira e no sábado. O evento dá a conhecer as novas instalações da instituição na Real Vinícola, assim como a programação para os próximos meses. Numa tentativa de envolver a comunidade na vida da Casa da Arquitetura, o convite inclui um concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos e visitas guiadas. De entrada livre, mas requer inscrição prévia.

O Rock Nordeste 2016 promete animar Vila Real durante este fim de semana. Muitos nomes da música portuguesa como Noiserv, Linda Martini e Orelha Negra fazem parte do cartaz deste festival. Começa na sexta-feira, a partir das 22h30 e termina no sábado, sempre com o mote de que “o melhor da música portuguesa está a Nordeste”. O Parque Corgo é o ponto de encontro, com entrada livre.

Os dias de calor podem ter uma solução, pelo menos em Bragança. O Festival Water Slide estará, a partir das 9h30, na Avenida das Forças Armadas. O evento é conhecido pelo escorrega gigante e pelo refresco que proporciona em centros urbanos a muitas famílias e grupos de amigos. Bilhetes individuais a partir dos cinco euros.

fim de semana

No Mosteiro de Alcobaça, a 24ª edição do Festival Cistermúsica acontece até 31 de julho. O evento é uma parceria entre a Câmara Municipal e a Banda de Alcobaça. Este ano assinala os 400 anos da morte do dramaturgo William Shakespeare com o nome “Admirável Mundo Novo”. No sábado e domingo, a música renascentista, barroca e de câmara será apresentada em dois concertos, um do grupo português Ludovice Ensemble e outro do quarteto alemão Henschel Quartett. Bilhetes entre os 12 e os 18 euros.

Em Aveiro, a música também não fica fora dos dias de descanso. O Teatro Aveirense recebe na sexta-feira o concerto do brasileiro Rodrigo Amarante, que atuará durante esta semana em algumas salas portuguesas. O cantor foi um dos fundadores da banda Los Hermanos e hoje, a música de abertura da série norte-americana “Narcos” é da sua autoria. Os bilhetes custam entre 13 e 15 euros.

https://www.youtube.com/watch?v=2K3xDEvfeHE

Já no Centro Sociocultural da Costa Nova, também na sexta-feira, é a vez da portuguesa Isaura subir a palco. “Serendipity” foi o single que a lançou para o reconhecimento, “Change It” é o seguinte. O espetáculo começa às 19h e está inserido no ciclo de concertos “Cânticos da Sereia”. Os bilhetes custam quatro euros. O preço aumenta para os 12 euros para todo o ciclo.

“Em julho, todos os caminhos vão dar a Águeda!” é uma das frases que a organização para o AgitÁgueda. A 11ª edição começa este sábado, onde para além de um cartaz recheado de artistas como António Zambujo, Dealema e Ana Moura, volta a colorir algumas ruas da cidade com milhares de chapéus de chuvas. Portanto, o melhor é preparar as câmaras fotográficas e os smartphones, porque o projeto “The Umbrella Sky” parece ser, mais uma vez, um dos destaques da edição.

O OCUPAI! — Festival Ibérico de Arte e Ação arranca na quinta-feira em São Pedro do Sul e prolonga-se até sábado. Um dos espaços para o evento é a antiga prisão da cidade, que durante os três dias, vai ser o local da poesia, da música e do teatro. As atividades iniciam-se a meio da tarde e vão até madrugada. A dança contemporânea e o jazz são duas das iniciativas em destaque, assim como o concerto de Old Jerusalem esta quinta-feira.

Em Castelo Branco, na Bienal do Azeite, Sérgio Godinho e Jorge Palma voltam a reunir-se em palco. Na sexta-feira, a partir das 22h, o álbum “Juntos” que reúne músicas dos dois cantores será à partida o repertório apresentado ao público. Depois de passarem pelos coliseus do Porto e de Lisboa e por várias salas de espetáculo do país durante este ano, o percurso continua no verão com muita música e cumplicidade.

No Fundão, o Concurso de Fado “Amália Rodrigues” promete animar a noite de domingo, a partir das 21h30. O serão do fim de semana é dedicado às finais do concurso, já que as primeiras fases vão ocorrer durante a manhã. Os fadistas amadores com mais de 15 anos estão convidados a mostrar o talento. Acontece tudo no Largo da Capela do Calvário.

A sessão de entrega do Prémio Eduardo Lourenço acontece na sexta-feira, a partir das 15h, na Biblioteca Municipal da Guarda. O escritor chileno Luis Sepúlveda é o vencedor da 12ª edição do prémio. História de um cão chamado Leal é o mais recente trabalho e foi um dos destaques da Feira do Livro de Lisboa deste ano. Reveja a entrevista que o escritor deu ao Observador.

agenda-cultural-verao-sul

O programa das Festas de Lisboa aproxima-se do fim e o concerto final dos Buraka Som Sistema parece ser o mais indicado para encerrar a euforia dos santos populares na capital. Após 10 anos de trabalho, a banda que levou o kuduro e o som da periferia de Lisboa e África até às massas (e a todo o mundo), vai fazer uma pausa. Os êxitos como “Sound of Kuduro”, “Hangover” e “STOOPID” são algumas das apostas para o repertório apresentado, no concerto da Torre de Belém, a 1 de julho. De entrada livre.

No Cinema São Jorge, em Lisboa, está de regresso o Festival de Cinema Argentino, que começou na quarta-feira e prolonga-se até domingo. A 2ª edição vai contar com a exibição de dez longas-metragens e quatro curtas-metragens. Os temas dos filmes são vários e para todos os gostos: desde o retrato do quotidiano, onde o documentário assume protagonismo, até ao cinema fantástico. A política, a economia e a sociedade são algumas das questões que o evento pretende debater com o público. As sessões realizam-se entre as 14h e as 22h e os bilhetes custam quatro euros.

Já no Cais do Sodré, o Festival Silêncio vai marcar a agenda do fim de semana. Num lugar particularmente conhecido pelo ruído noturno, será a vez de as palavras adquirirem um sentido mais lato e relevante. Desde a música, à arte e não esquecendo, as conversas, o evento pretende celebrar a palavra numa série de atividades no interior e ao ar livre. A edição deste ano conta ainda com uma homenagem à artista plástica Ana Hatherley. Pode consultar aqui a programação.

Ainda em Lisboa, e pelas salas da Cinemateca, acontece durante este mês o ciclo Absolutamente Bowie. Oportunidades como esta são raras: ver ou rever os filmes em que David Bowie entrou como ator, para os quais cantou, aqueles que o inspiraram ou que o próprio inspirou. De “Velvet Goldmine a “Feliz Natal Mr Lawrence”, está lá tudo.

São de Lisboa, mas no sábado vão até Serpa para dar um concerto. André Matos e Sara Serpa são uma dupla lisboeta, a trabalhar em Nova Iorque, e juntos vão apresentar Primavera, o álbum de estreia do duo. Os poemas dos heterónimos de Fernando Pessoa e as letras originais compõem o trabalho dos dois intérpretes, que têm reunido consenso entre a crítica e o público. O novo álbum já tem nome, All The Dreams, com data de lançamento prevista para setembro deste ano.

Em Évora, a Feira de São João termina este fim de semana e traz alguns nomes da música nacional até ao Jardim Público da cidade. A banda Terrakota estará no sábado, a partir das 21h, no palco. O reggae e a sonoridade africana são uma garantia para quem assistir ao concerto. Já no domingo, é a rapper Capicua que fecha as hostes deste evento. Para quem gosta de hip hop português, a intérprete de “Vayorken” e “Maria Capaz” assegura a diversidade musical. Com entrada livre.

Em Loulé, o Festival MED concentra-se nas mais variadas culturas do mundo e isso incluirá, claro está, a música, a gastronomia e tantas outras atividades. O rapper brasileiro Emicida dá um concerto no “Palco Cerca”, na sexta-feira, a partir da 1h15. No dia seguinte, no “Palco Castelo”, é a vez da cantora moçambicana Selma Uamusse subir a palco. O festival tem cinco palcos e os bilhetes custam entre 12 e 25 euros.

[Os portugueses Marafona fazem parte do cartaz do festival MED]

“Concertos ao Entardecer” é nome de um evento que vai juntar A Jigsaw e The Great Moonshiners Band em Faro, no sábado, a partir das 19h30. As duas bandas vêm de Coimbra e as tradições folk americana e inglesa têm sido o elemento unificador de ambos os grupos, que começaram a colaborar em conjunto desde que A Jigsaw lançou o disco No True Magic. Os bilhetes custam cinco euros.

A Festa do Cinema Italiano em Almada começou esta quarta-feira e termina no sábado. No Auditório Fernando Lopes Graça vão ser projetados algumas produções de cinema italiano, como “Lo Chiamavano Jeeg Robot” de Gabriele Mainetti. Pode consultar a programação completa aqui.

agenda-cultural-verao-ilhas

Os Deolinda não param este verão. Se ainda esta semana deram alguns concertos no Norte do país, no sábado dão um concerto no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada. O single “Corzinha de Verão” promete ser um dos êxitos em palco. “Seja Agora”, “Um contra o outro” e “Fado Toninho” podem completar o repertório da noite açoriana. Os bilhetes custam entre os 15 e os 18,5 euros.

Na sexta-feira é feriado no arquipélago da Madeira. O Dia da Madeira vai ser comemorado por toda a região autónoma, a par das cerimónias oficiais como o “Te Deum” na Sé Catedral do Funchal e a deposição de flores no Monumento à Autonomia, simbolizado por uma mulher feita de bronze e betão. Por todo o arquipélago, a tradição dita os piqueniques em família e os eventos locais em várias ilhas.