De acordo com a agência financeira Bloomberg, o Banco Central Europeu (BCE) está preocupado que os títulos elegíveis para o programa de “quantitative easing” [compra de dívida pública] encolham depois dos investidores terem optado por ativos mais seguros, o que fez com que alguns títulos de dívida soberana tivessem caído.

Alguns membros do Conselho do BCE defendem assim uma alteração da alocação das compras de títulos ao tamanho da economia da região e em linha com a dimensão da dívida, disseram as fontes contactadas pela Bloomberg.

As questões sobre o programa lançado pelo BCE em 2012 em resposta à crise têm ocupado os tribunais da zona euro porque os oponentes consideram que as operações implicam uma intervenção direta do BCE nos orçamentos e políticas económicas nacionais, que ultrapassam as competências da autoridade monetária.

O programa fez parte das medidas apresentadas pelo presidente do BCE, Mario Draghi, de fazer “o que fosse preciso” para salvar o euro e ainda que nunca tivesse chegado a ser posto em prática, o seu anúncio foi suficiente para tranquilizar os mercados na altura.

O Tribunal Europeu de Justiça declarou em janeiro de 2015 o programa de acordo com a lei, assim como o Tribunal Constitucional alemão, embora tenham tido algumas reservas iniciais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR