Angela Merkel, a chanceler alemã, pediu esta terça-feira a Mariano Rajoy, primeiro-ministro espanhol, que formasse um governo o mais rapidamente possível, pelo interesse geral de Espanha e da própria Europa.

Segundo o El Mundo, Merkel falou por telefone com o primeiro-ministro espanhol antes de ambos se encontrarem no Conselho Europeu em Bruxelas. A chanceler alemã terá felicitado Rajoy pela sua vitória nas eleições – o PP atingiu 33% dos votos nas eleições legislativas espanholas, tendo sido o partido mais votado – e depois terá referido a necessidade de formar governo rapidamente. O primeiro-ministro espanhol terá expressado também que esse era o seu desejo, mas que não seria fácil.

Rajoy sempre se mostrou um aliado de Merkel, o único da Europa do sul. A chanceler alemã tem, como afirma o El Mundo, uma relação complicada com Matteo Renzi, o primeiro-ministro socialista italiano, com Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego e inclusive com António Costa, o primeiro-ministro português.

A recomendação para formar um governo rapidamente surge num momento conturbado da União Europeia, depois de o Reino Unido ter votado para sair da União Europeia e outros partidos europeus terem pedido um referendo sobre a sua permanência na UE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR