As tendências são contraditórias. Por um lado, várias notícias e estudos indicam que as mulheres colocam no corpo cerca de 500 químicos por dia. Este foi, aliás, o motivo que levou uma inglesa a deixar de usar champô depois de ler a lista de ingredientes e não reconhecer metade deles, como explica a BBC. (No período de “ressaca”, o seu cabelo passou três meses num estado lastimável até conseguir ficar regular e, hoje em dia, a inglesa lava-o com água a cada uma ou duas semanas e, de 11 em 11 dias, aplica um ovo.) Por outro lado, os números não mentem. Segundo um estudo do banco de investimento Goldman Sachs, em 2014 as despesas com produtos de cabelo contaram 34 mil milhões de euros, valor que cresce anualmente a uma taxa de 7%. Isto significa que nos preocupamos cada vez mais com o nosso cabelo — sendo naturalistas ou não.

Os hábitos de beleza das mulheres portuguesas

Este ano, o grupo Marktest analisou os comportamentos de beleza das mulheres portuguesas com resultados bastante interessantes:

  • Temos cabelo escuro (42%), liso (51%) e virgem de colorações (47%).
  • 23% usa champô para cabelos normais e 68% não dispensa o condicionador.
  • Relativamente ao styling, 27% prefere gel, spray ou espuma contra 26% que ainda usa a clássica laca.
  • 48% vai regularmente ao cabeleireiro e 14% a centros de estética.
  • 81% usa perfume diariamente, 56% protetor solar, 83% creme de dia, 47% não dispensa batom, 61% pinta regularmente as unhas e 74% diz cuidar da sua imagem diariamente.

O “bê-á-bá” dos produtos de cabelo

Muitas mulheres ainda acreditam que o condicionador vai deixar o cabelo oleoso, que uma máscara é coisa de cabeleireiro e que se não enchemos a cabeça de espuma, então o cabelo não está bem lavado. Pensando em todas as dúvidas que ainda persistem, eis por que não deve dispensar estes produtos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É mesmo preciso usar produtos da mesma gama?

Não é uma obrigação mas combinar produtos da mesma linha otimiza os seus resultados porque os ingredientes vão ser combinados e atuar em conjunto.

Por que é importante usar condicionador?

Em entrevista à Vogue espanhola, María Baras, especialista da marca Pantene, explica que normalmente atribuímos ao condicionador a função de amaciar e desembaraçar quando, na verdade, este atua a um nível muito mais profundo: hidrata os fios, protege a fibra capilar a partir do interior e fortalece o cabelo contra agressões externas. Podemos pensar nele quase como uma película de proteção. Baras acrescenta ainda que o diâmetro de cada fio começa a ficar mais pequeno a partir dos 30 anos e o cabelo perde densidade a partir dos 35, o que resulta em menos volume. O uso do condicionador já não parece tão superficial, pois não?

O condicionador deixa o cabelo oleoso?

Não. E se ficar com essa sensação é porque não está a usar um condicionador para o seu tipo de cabelo ou está a aplicar demasiado produto. Lembre-se: quantidade não significa qualidade. Siga esta regra: para cabelos compridos e grossos, aplicar uma noz de produto do tamanho de uma tangerina. E para cabelos curtos ou finos, do tamanho de uma amêndoa.

Com que frequência se deve usar condicionador?

Sempre que lavar o cabelo porque é um complemento ao champô. Mesmo que o lave todos os dias.

E a máscara?

Esta é a única exceção ao uso do condicionador: nos dias que usar a máscara, pode dispensar a sua aplicação. Explicamos porquê: os condicionadores são uma espécie de remate final da lavagem, hidratam e, ao terem um pH mais baixo que o do champô, fecham as cutículas dos fios para os proteger contra as agressões externas. Por outro lado, a máscara vai atuar internamente e acaba por ser um tratamento pontual, uma espécie de shot de hidratação. Como o seu objetivo é penetrar nos fios, não pode usar condicionador porque, ao selar as cutículas, vai impossibilitar esta ação. Daí que, nos dias que utilizar a máscara, pode dispensar o condicionador e aplicar diretamente após a lavagem. O que é que acontece se usar os dois? Nada de grave. Mas os ingredientes da máscara não conseguem penetrar e ficam à superfície dos fios. Dito por outras palavras, a máscara torna-se simplesmente inútil.

Com que frequência se deve usar a máscara?

Ao contrário do condicionador, não é necessário usar todos os dias, salvo raras exceções, como quando tem o cabelo demasiado danificado. Aí pode substituir o condicionador pela máscara em todas as lavagens até voltar a estar saudável e brilhante. Regra geral, o cabelo beneficia com uma máscara uma vez por semana. Duas no máximo, para se manter hidratado.

O que acontece se usar um produto para um tipo de cabelo que não é o seu?

Não lhe vai cair o cabelo mas também não vai estar a fazer grande coisa. É como usar um creme para acne quando não o tem. Cada produto tem ingredientes especiais para os tipos de cabelo onde vão atuar. Por exemplo, os produtos para cabelos secos têm ingredientes que aumentam a hidratação e os produtos para cabelos finos contêm ingredientes que procuram dar volume aos fios. São coisas diferentes.

Como aplicar os produtos no banho?

O champô deve ser aplicado somente nas raízes dos cabelos (e deixar que escorregue até às pontas) e o condicionador, por outro lado, das orelhas para baixo, somente nos comprimentos (quem tem cabelo oleoso deve aplicar apenas nas pontas). A máscara, tal como o condicionador, deve ser utilizada apenas nos comprimentos porque só muito excecionalmente as raízes requerem cuidados específicos. Aplique madeixa a madeixa, em movimentos de cima para baixo com massagem. No fim, deixe atuar durante o tempo que vier escrito na embalagem — cada produto tem o seu tempo recomendado.

Como escolher os produtos?

Existem no mercado produtos para todas as necessidades do cabelo e não há razões para usar produtos errados. É só pensar naquilo que o seu cabelo mais precisa no momento. Se pintou e quer preservar a cor, escolha produtos protetores de cor. Se fez um alisamento, os produtos não devem ter sal para preservar o efeito liso. Se usa prancha todos os dias e tem o cabelo danificado, há produtos nutritivos que atuam na revitalização da fibra capilar. Se tem cabelo seco e sem brilho, os melhores produtos são os hidratantes… A lista continua mas já percebeu a ideia, certo?