“Entre Dois impérios. Viajantes britânicos em Goa (1800-1940)”
Filipa Lowndes Vicente
(Tinta da China)

Muito interessante antologia de textos, comentados por uma universitária que sabe realmente para o que a universidade deveria servir (fazer o que ainda não foi feito, aquilo que falta faz). E que nos faz perguntar: como é que ainda ninguém foi procurar saber mais acerca disto?

“A Vida no Campo”
Joel Neto
(Marcador)

A viagem interior da vida comum no máximo restrito espaço vital (uma ilha, açoriana no caso) conveniente a uma grande arte literária. Originalmente publicadas numa coluna de jornal, estas crónicas do quotidiano de Joel Neto são pequenas jóias de um escritor muito a sério. Aposto nele!

“A Vida sem Princípios”
Henry David Thoreau
(Antígona)

Continuando o excelente trabalho de publicação da obra deste autor fundamental, livre da estridência mediática e comercial, a Antígona concede-nos esta conferência de Thoreau sobre os malefícios da vida moderna tal como a praticamos, propondo-nos reflectir sobre o usufruto do nosso mais valioso (e precário) tesouro: o tempo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Apologia do Ócio”
Robert Louis Stevenson
(Antígona)

«Dois ensaios pepitas», como se lê na badana, num livro traduzido por Rogério Casanova que nos apresenta um Stevenson para além dos seus romances ultramarinos. Além do que dá título ao livrinho, também «A conversa e os conversadores», um exercício sociológico sobre o valor do convívio humano.

4 fotos