É a região da Europa com mais castelos por quilómetro quadrado

Castelo de Caerphilly, País de Gales

Castelo de Caerphilly, na zona sul do País de Gales

A região tem, no total, 641 castelos. Dividindo o número de castelos pela pequena área de 20.779 quilómetros quadrados, chegamos a um número impressionante: um castelo por cada 32 quilómetros quadrados.

Tem o jogador com mais títulos na liga inglesa

2 Sep 1993: Ryan Giggs of Manchester United and Wales in action in his Reebok gear. Mandatory Credit: Shaun Botterill/Allsport

Ryan Giggs (Shaun Botterill/Allsport)

Ryan Giggs é o jogador com mais títulos da liga inglesa, e o que fez mais jogos pelo Manchester United (963). Esteve durante 29 anos no United e ganhou tudo o que havia para ganhar: 13 ligas inglesas, duas Ligas dos Campeões, quatro Taças de Inglaterra e quatro Taças da Liga Inglesa, entre outros. O galês fez 64 jogos com a seleção do País de Gales.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Anunciou a semana passada a saída do Manchester United, clube que vai ser treinado por José Mourinho (Giggs era atualmente treinador adjunto)

Tem Tom Jones, Ken Follet e Zeta-Jones

BEVERLY HILLS, CA - JANUARY 11: Actress Catherine Zeta-Jones attends the 72nd Annual Golden Globe Awards at The Beverly Hilton Hotel on January 11, 2015 in Beverly Hills, California. (Photo by Jason Merritt/Getty Images)

Catherine Zeta-Jones (Jason Merritt/Getty Images)

CHELMSFORD, ENGLAND - AUGUST 19: Tom Jones performs on the Virgin Media Stage on day 2 of the V Festival at Hylands Park on August 19, 2012 in Chelmsford, England. (Photo by Samir Hussein/Getty Images)

Tom Jones (Samir Hussein/Getty Images)

O autor de Sex Bomb é natural de Pontypridd, no País de Gales. Mas a região produziu várias estrelas no mundo da música, em todas as gerações. Os Stereophonics ou os Manic Street Preachers, por exemplo, também são galeses. O escritor Ken Follet, ou a atriz Catherine Zeta-Jones, são outros exemplos de artistas que nasceram no País de Gales.

Foi cenário de Harry Potter

harry potter

Lembra-se desta cena de “Harry Potter e os Talismãs da Morte”? Foi filmada na costa de Freshwater West, em Pembrokeshire, no País de Gales. A casa foi construída propositadamente para a filmagem, mas, durante o tempo em que esteve de pé, atraiu milhares de turistas à região.

Llanfairpwllgwyngyllgogerychw yrndrobwllllantysiliogogogoch

Não, não adormecemos em cima do teclado. É mesmo uma localidade no País de Gales. Com 58 letras, é o local com o nome mais comprido no Reino Unido, e o segundo mais comprido do mundo, só atrás de Taumatawhakatangi­hangakoauauotamatea­turipukakapikimaunga­horonukupokaiwhen­uakitanatahu (85 letras), na Nova Zelândia. Também é a maior palavra registada num domínio de internet: www.llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.co.uk

Naturalmente, nos mapas, nos GPS e nas placas, aparecem versões curtas como Llanfair Pwllgwyngyll ou apenas Llanfair.

1024px-Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch-railway-station-sign-2011-09-21-GR2_1837a

À entrada da localidade, uma placa explica a forma como se pronuncia o nome. (Wikimedia Commons)

Mas se acha que é impossível pronunciar o nome desta localidade, veja só como este apresentador da meteorologia consegue dizê-lo sem hesitar. E sem esconder o ar de satisfação no final:

O desporto rei é o rugby, “símbolo da identidade galesa”

A par do futebol, o rugby é o desporto rei do País de Gales. O maior estádio do país é o Millennium Stadium. Durante a reconstrução do estádio de Wembley, em Londres, serviu para as finais das ligas de futebol e de rugby de Inglaterra. A enciclopédia do País de Gales descreve este desporto como um “símbolo da identidade galesa e uma expressão da consciência nacional”.

Não tem o K, o Q, o V e o Z no alfabeto

É verdade. O alfabeto galês não inclui estas letras. Contudo, inclui letras como o “ch”, o “dd”, o “ff”, o “ng”, o “ll”, o “ph”, o “rh” e o “th”.

Welsh_alphabet_card_italic_C19th

O alfabeto original do galês, língua do País de Gales (Wikimedia Commons)

É a casa de Doctor Who

A famosa série da BBC Doctor Who foi filmada no País de Gales. Uma das mais conhecidas atrações da capital galesa, Cardiff, é precisamente o museu Doctor Who Experience, recheado de adereços originais das filmagens da série.

Só cerca de 20% da população sabe falar galês

A língua nativa do País de Gales, o galês, faz parte do património cultural da região. Não é muito parecido com o inglês. País de Gales, por exemplo, em galês escreve-se Cymru. Apesar de serem feitos esforços no sentido de preservar a língua, especialmente através do ensino (as principais universidades da região são bilingues), apenas cerca de 20% da população sabe falar galês.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Indicações rodoviárias em inglês e em galês, em Cardiff. (Wikimedia Commons)

Acolheu a primeira mensagem via rádio do mundo

Foi a 11 de maio de 1897. Guglielmo Marconi, inventor do primeiro sistema de telefonia sem fios, enviou a primeira mensagem via rádio de sempre. Entre Larvernock e a ilha de Flat Holm, uma distância de cerca de 5 quilómetros. “Are you ready?” foi o conteúdo da mensagem.

Tem o maior slide da Europa

Mais de 1,5km de cabo, a mais de 150 metros de altitude. Fica no parque nacional de Snowdonia, no norte do País de Gales, e é de cortar a respiração.