Cartazes publicitários com câmaras que identificam os carros que passam e escolhem anúncios personalizados. Pode parecer uma coisa do futuro, mas está prestes a tornar-se uma realidade. O primeiro deve ser instalado em Tóquio já este outono.

A ideia de apresentar publicidade específica e personalizada está longe de ser nova, e é utilizada diariamente em apps, redes sociais ou sites na internet. Mas esta é a primeira vez que se aplica este tipo de tecnologia a publicidade em outdoors.

A câmara instalada permite captar imagens a centenas de metros de distância e identificar os veículos. Já foram feitos testes por duas empresas japonesas, que afirmam que esta tecnologia permite identificar a marca, o modelo e o ano do carro com 94% de exatidão.

Para conseguir distinguir os modelos com precisão, foram analisados milhares de imagens de diferentes tipos de carros. O sistema é capaz de reconhecer as características que distinguem cada modelo e identificar 200 veículos diferentes. O processo foi feito através de “deep learning”, um tipo de inteligência artificial em que os computadores reconhecem padrões em enormes bases de dados.

O grande desafio será selecionar um anúncio quando estão vários carros diferentes a passar simultaneamente (ou quase). Nestes casos, terá que se identificar qual o tipo de carros em que os anunciantes têm mais interesse e mostrar um anúncio para os condutores desses carros.

Este sistema permite às empresas de publicidade cobrar mais pelos seus serviços, já que garante que os anúncios vão ser vistos pelo público-alvo.

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