A obra do século XVI “Calvário”, de Vasco Fernandes, vai ser cedida pela Fundação Millennium BCP ao Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, para ficar exposta na nova exposição permanente de pintura e escultura portuguesa.

De acordo com uma nota de imprensa da Fundação Millennium, a pintura a óleo sobre madeira pintada cerca de 1525 por Vasco Fernandes (Grão Vasco, ativo de 1501 a 1542) vai ficar em depósito no museu, no âmbito de um acordo que será assinado na terça-feira, no MNAA.

A nova exposição permanente do museu vai ser inaugurada a 14 de julho, com cerca de 250 obras, algumas nunca antes expostas, e museografia renovada, bem como das condições de iluminação e exposição das peças, na sequência de obras que estão a decorrer desde o início deste ano.

A pintura religiosa “Calvário” tem no seu centro duas mulheres – a Virgem desfalecida, amparada por uma chorosa acompanhante -, enquanto a figura de Cristo é apresentada com uma anatomia rígida, e São João surge com vestes em vermelho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O grupo está separado por um plano rochoso, onde se estende uma paisagem dividida por um rio em cujas margens surgem representadas uma cidade acastelada e o túmulo de Cristo.

Fernando Nogueira, presidente da Fundação Millennium bcp, mecenas principal do Museu Nacional de Arte Antiga, sublinha, numa declaração na nota de imprensa, que a cedência da obra quinhentista de Vasco Fernandes “faz todo o sentido, num momento em que o museu vai apresentar, depois de um longo interregno, a sua exposição permanente de pintura e escultura portuguesas”.

“Ao longo dos últimos anos, temos cooperado ativamente com este museu que detém o acervo mais representativo da cultura portuguesa. Os apoios concedidos tanto têm sido destinados à realização de restauros e obras no edifício, como a recuperação do telhado da Capela das Albertas ou a Sala dos Presépios, como ainda subsidiando exposições temporárias e a produção de catálogos”, recorda.

A cerimónia da cedência, em regime de comodato, da obra de Vasco Fernandes, datada de 1525, ao Museu Nacional de Arte Antiga, pela Fundação Millennium BCP, realiza-se na terça-feira, às 18:00.