O Presidente da Guiné Equatorial cancelou a visita à sede da CPLP, em Lisboa, prevista para sexta-feira, e vai enviar “em breve” uma missão para preparar uma deslocação a Portugal, disse esta quarta-feira à Lusa o secretário-executivo da organização.

“A visita do Presidente da Guiné Equatorial não se vai concretizar”, afirmou o responsável da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, referindo que o Teodoro Obiang Nguema justificou não estar “em condições” de sair do seu país por estar a formar o seu Governo, após as eleições de 24 de abril.

Fonte da CPLP tinha anunciado, no início da semana, que o Presidente equato-guineense visitaria a sede da organização esta sexta-feira de manhã, uma receção que foi preparada, apesar de o secretário-executivo não ter confirmação oficial, como indicou à Lusa esta terça-feira.

“Depois da formação do Governo, vai enviar uma missão a Portugal para acertar todos os detalhes da visita” com as autoridades portuguesas, disse Murargy, que acrescentou desconhecer qual o teor da visita que Teodoro Obiang pretende fazer ao país.

Murade Murargy mencionou que Obiang é “muito religioso” e quer visitar o Santuário de Fátima e recordou que, logo após a entrada da Guiné Equatorial na CPLP, há dois anos, o Presidente indicou que o primeiro país que queria visitar era Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR