O Grupo Impresa, que detém títulos como o semanário Expresso, a revista Visão e canais de televisão como a SIC, SIC Notícias ou SIC Radical, vai lançar uma programa de aceleração para startups que atuem no setor da comunicação social ou que desenvolvam produtos que tenham interesse para as empresas do setor, em parceria com a Microsoft. Objetivo: dinamizar a inovação no setor dos media, bem como na oferta de produtos e serviços do grupo.

“Esta parceria representa um marco importante para a Impresa na área da inovação, que integra a nossa estratégia. Estou certo de que surgirão projetos interessantes e rentáveis para o Grupo. Quero agradecer à Microsoft o apoio para o desenvolvimento desta iniciativa, que será um sucesso”, afirma Francisco Pedro Balsemão, líder do grupo, em comunicado.

Além de a Microsoft disponibilizar a tecnologia cloud (na nuvem) e fazer mentoria às startups, o objetivo é que a parceria aumente colaboração das equipas em áreas de inovação tecnológica. O protocolo de parceria foi assinado âmbito do Ativar Portugal Startups, programa que a tecnológica lançou em 2015 para apoiar a criação e o crescimento de projetos com impacto elevado e potencial de escala a nível mundial.

“Com o Ativar Portugal Startups queremos transformar startups de elevado potencial em empresas de sucesso internacional e esta parceria com o Grupo Impresa é mais um passo para crescer num mercado onde a inovação é fundamental”, afirmou João Couto, diretor-geral da Microsoft Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contactada pelo Observador, a Impresa esclareceu que não existe limite para o número de projetos que podem participar na aceleradora, porque “os aspetos qualitativos são mais importantes”.

“A aceleradora de startups é uma medida estrutural do grupo Impresa, que resulta de atividades que já temos em curso e que não pretende ter fim. Tem como objetivo estruturar e intensificar a colaboração com startups, que já temos vindo a fazer. Para além de um processo de candidatura em continuo que será formalizado em breve, irão ser lançadas iniciativas específicas de candidatura e seleção. Pretendemos lançar a primeira destas iniciativas em setembro”, esclareceu fonte oficial do grupo.

Os projetos que integrem a aceleradora vão poder ficar no programa por um período indicativo de dois anos, com avaliações semestrais dos resultados. Quanto a investimentos, o grupo explica que as startups vão poder aceder a meios tecnológicos, espaço, mentoring, colaboração com as marcas do grupo, iniciativas editoriais, apoios comerciais, entre outros. “E temos parceiros que estarão interessados em efetuar investimentos específico de capital”, concluiu.