A inspiração terá vindo do famoso documentário de Bruce Brown, o incontornável “Endless Summer”, de 1966, peça fundamental da cinematografia em que o surf é o protagonista, e que narra a viagem do realizador e de dois surfistas à volta do mundo, em busca da onda perfeita. Já o nome é o de uma pequena cidade na costa da Ligúria, berço do surf em Itália e célebre, também, pelas suas águas límpidas e pelo pôr-do-sol perfeito.

Estava assim dado o mote para o MX-5 Levanto, uma criação única do roadster mais vendido do mundo (já mais de um milhão de unidades produzidas desde 1989), com o qual a Mazda procura recriar, cinco décadas volvidas sobre a estreia da película, a tal procura da liberdade e da proximidade com a natureza. Buscando, não a onda perfeita, mas a estrada perfeita.

O projecto foi desenvolvido em parceria com a Garage Italia Customs, fundada em Milão pelo conhecido empresário Lapo Elkann, neto de Gianni Agnelli (o lendário número um da Fiat), e que já foi o responsável máximo pelo marketing do grupo italiano. A personalização estabelece a ligação à arte japonesa do artesanato (Takumi), desde logo patente na pintura exterior em laranja e azul, evocativa da costa da Califórnia e da Riviera italiana, porque inspirada nas cores que resultam da fusão do laranja brilhante do pôr-do-sol com o profundo azul do céu e do mar.

No interior, tablier, consola central, painéis interiores das portas, volante, alavanca de comando da caixa, pega do travão de mão e bancos são revestidos numa juvenil combinação entre ganga azul escura com pespontos laranja e Alcantara em azul náutico. As jantes de liga leve de 17” de efeito diamantado dão o toque final a este MX-5 que apenas será utilizado como veículo de exibição, não estando, por enquanto, prevista a sua comercialização.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR