Chamam-lhe “a besta”, e não é difícil perceber porquê. A limusina em que viaja Barack Obama resiste a bombas, granadas e ataques químicos. Não é blindado. É super blindado. Apesar de o peso do carro ser secreto, estima-se que tenha entre seis e dez toneladas.

HANOVER, GERMANY - APRIL 24: 'The Beast,' the car used by U.S. President Barack Obama, is seen as he meets with German Chancellor Angela Merkel (CDU) on April 24, 2016 in Hanover, Germany. Obama is in the city to visit the Hanover Messe, the world's biggest industrial fair, featuring around 6,500 exhibitors. The trip is likely to be his last to the country as president. (Photo by Adam Berry/Getty Images)

Getty Images

Com 5,4 metros de comprimento e 1,5 metros de altura, portas com 20 centímetros de espessura, “a besta” é uma fortaleza com rodas. Quando toca a proteger o homem mais poderoso do mundo, toda a segurança é pouca. O interior é completamente selado, capaz de resistir a ataques bioquímicos. A partir do automóvel, existe uma linha de comunicação por satélite ligada diretamente ao Pentágono.

Os Serviços Secretos, responsáveis pelas viaturas em que o presidente dos EUA viaja, têm uma dezena de limusinas presidenciais, avaliadas em cerca de 1,5 milhões de dólares cada uma, que vão sendo utilizadas alternadamente. Onde quer que vá, até para o estrangeiro, Obama leva sempre dois carros. Neste momento, por exemplo, Obama está em Espanha, fazendo-se transportar num destes carros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os acessórios de segurança são desenhados originalmente pelos Serviços Secretos, e, por isso, só é conhecida uma pequena parte das especificações técnicas de segurança do carro. Os pneus, por exemplo, são reforçados com Kevlar, uma fibra sintética que ajuda a resistir a disparos. As janelas não abrem, à exceção da do condutor – mas só cerca de oito centímetros. Além disto, no interior do carro há ainda sangue compatível com o do presidente, pronto para uma eventual transfusão.

O Daily Mail escreve sobre outras especificações do carro: o tanque do combustível está isolado do resto do sistema do veículo e está equipado com uma espuma que se expande em caso de embate, impedindo o carro de explodir. Câmaras de visão noturna, equipamento GPS, armamento, gás lacrimogéneo e equipamento de combate a incêndio fazem parte do arsenal da “besta”.

LONDON, ENGLAND - APRIL 24: The British and US flags fly from the bonnet of a car prior to the departure of US President Barack Obama at Stansted Airport, on April 24, 2016 in London, England. Mr Obama is to visit Hanover in Germany to hold talks with German Chancellor Angela Merkel before returning to the US. (Photo by Dan Kitwood/Getty Images)

Fora do território dos EUA, o carro transporta a bandeira americana e a do país em que se encontra. (Getty Images)

Até há pouco tempo, eram os Serviços Secretos que compravam os veículos e os modificavam. O grande problema era que as estruturas originais dos carros não eram capazes de suportar o peso de todos os acessórios acrescentados. Por isso, durante a administração de George W. Bush, os carros passaram a ser construídos de raiz a partir dos desenhos fornecidos pela Casa Branca.

O Cadillac One, com chassis Chevrolet, deverá ser trocado em breve. De acordo com o El País, o novo veículo presidencial será parecido ao Cadillac CT6 Sedan, mas bastante maior. O novo modelo, ainda mais seguro e mais robusto, estará pronto a tempo da chegada do novo presidente, em janeiro.