A incubadora de startups da Corticeira Amorim vai arrancar com o processo de internacionalização e a primeira paragem é Barcelona. Em parceria com a Beta-i – associação para a promoção do empreendedorismo, a Amorim Cork Ventures vai lançar o primeiro acelerador de âmbito internacional, o Cork Challenge Barcelona.

As inscrições para o primeiro programa de aceleração fora de portas abriram a 11 de julho e encerram a 31 de agosto. A seleção final decorrerá a 28 e setembro seguindo-se, depois, a fase de aceleração de projetos. No máximo, serão 14 os projetos selecionados.

“Esta expansão internacional da Amorim Cork Ventures reflete a evolução e consolidação da empresa, cujo track-record apresenta indicadores muito positivos, dos quais se destacam, por exemplo, as mais de 200 candidaturas que recebemos até ao momento”, afirmou Nuno Barroca, vice-presidente da Corticeira Amorim.

As equipas escolhidas para o programa vão ter oito semanas de coaching individual, sessões para praticarem as apresentações, workshops e sessões de mentoria, para ajudar a desenvolver o modelo de negócio e ajustar os produtos ao mercado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Corticeira Amorim é uma empresa internacional pelo que esta evolução é a expectável e perfeitamente alinhada com o restante perfil dos nossos negócios”, acrescentou Nuno Barroca.

A Amorim Cork Ventures é a primeira incubadora com fundo de capital de risco que se dedica exclusivamente a negócios com cortiça que estejam orientados, sobretudo, para os mercados externos. Neste acelerador, os projetos serão “pressionados a adaptar-se aos padrões e necessidades da indústria, ao mesmo tempo que também pressionam a estrutura da Amorim Cork Ventures”, explicou Pedro Rocha Vieira, líder e cofundador da Beta-i.

A Amorim Cork Ventures já apoiou cerca de 20 projetos, que exploram diferentes áreas de atividade. A missão da incubadora é estimular empreendedores a conceber ideias de produtos ou aplicações inovadoras para a cortiça.