O fisco espanhol criticou publicamente a “irresponsabilidade” da campanha lançada pelo FC Barcelona nas redes sociais em defesa de Leonel Messi. O clube catalão tinha lançado uma campanha chamada #TodosSomosMessi, acusando a autoridade tributária de perseguir o atleta argentino depois de este ter sido condenado a 21 meses de prisão e ao pagamento de uma multa pesada.

Segundo o El País, a campanha nas redes sociais já vinha gerando polémica nos últimos dias e o fisco espanhol decidiu intervir nesta terça-feira. Numa nota pública, o Ministério das Finanças pediu ao FC Barcelona que interrompesse a campanha, criticando a mensagem que está a ser passada para os cidadãos.

“Aguardaremos o que irá acontecer nos próximos dias antes de avaliarmos se [a intervenção] foi, ou não, bem sucedida”, diz um porta-voz do fisco ao El País. “Consideramos que o debate que a campanha gerou não é bom e colocou em evidência que vê tão pouco um cego como alguém que não quer ver”, acrescentou.

Defender desta forma alguém que foi condenado por fraude fiscal (Messi vai recorrer) é uma “irresponsabilidade”, defende o fisco espanhol. A hashtag #TodosSomosMessi “representa a antítese de que o Estado somos todos” e “é necessário consciencializar os espanhóis sobre a importância de pagar impostos”, conclui o porta-voz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Que uma entidade como o FC Barcelona, que goza de tanta proteção em todo o mundo, lance uma campanha com esta natureza não só é algo infeliz como presta um péssimo serviço à pedagogia fiscal, tão necessária em Espanha”.

Citado pelo diário espanhol, o clube já respondeu. “Nunca quisemos interferir no trabalho dos inspetores nem colocamos em causa a necessidade de pagar impostos. Simplesmente, decidimos defender um dos nossos da hostilização e da injustiça com que está a ser tratado”, afirmou um responsável pela comunicação do clube. O FC Barcelona lembra que o argentino pagou “mais de 50 milhões de euros ao fisco para regularizar a sua situação”.

“Quisemos demonstrar o nosso afeto e o nosso apoio com esta campanha, num momento em que alguém não está a passar um bom momento. Só isso.”

Messi, de quem se diz que poderá abandonar o clube em parte devido ao processo, não falou com o El País para comentar a controvérsia — o futebolista está a gozar férias em Ibiza.