Não é apenas por mero objetivo comercial que as principais maisons lançam novos perfumes a cada estação. Está tudo relacionado com as temperaturas, os ingredientes e a forma como se misturam na pele. O calor faz com que as fragrâncias se evaporem mais rápido, porque o nosso corpo está quente, e intensifica muito mais os ingredientes, enquanto a temperatura fria “cola” o perfume à pele, tornando mais difícil a sua perceção ou cheiro. É por isso que os perfumes de verão tendem a ser mais leves — para o seu aroma não ser pesado e sufocante –. e os de inverno mais fortes, para a fragrância conseguir “descolar” da pele.

Além disso, também importa pensar nos ingredientes: nas temperaturas quentes, as pessoas gostam mais de cheiros energizantes e nas temperaturas frias de cheiros quentes. Tal como preferimos um salada fresca nos dias de verão e um cozido à portuguesa aquece o estômago no inverno. A acrescentar, a temperatura também faz com que os perfumes cheirem de forma diferente. Alguns ingredientes podem ser mais proeminentes no verão e indetetáveis no inverno. Se usar um perfume da estação passada não vai acontecer nada de drástico. No máximo, pode tornar-se enjoativo e dar-lhe uma boa dor de cabeça.

O que refletem os perfumes de verão

Quando falamos de verão, pensamos em férias, frutas, sumos, mar, praia, piscina, noites quentes sob as estrelas e aventuras por viver. O que os perfumistas procuram com os ingredientes dos perfumes de verão é exatamente fazer-nos ter estas sensações quando os cheiramos. São, normalmente, fragrâncias frescas e frias para contrastar com o tempo quente. E porque a maioria de nós já não sabe o que são férias de verão à séria, os perfumes de verão tendem a criar aquela nostalgia de quando éramos estudantes e férias significavam diversão de junho a setembro. E mesmo agora, adultos responsáveis, só podendo tirar 22 (ou 25) dias úteis por ano, há qualquer coisa nestes perfumes que refletem aquela altura em que a nossa vida era salgada, um pouco picante e, sem dúvida, doce. Muito doce.

Na fotogaleria, em cima, encontra alguns dos melhores perfumes deste verão para poder levar a sua praia para onde quer que vá. Mesmo que tenha de trabalhar durante todo o mês de agosto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR