Atualização (15/07/2016): O Pokémon GO já está disponível em Portugal. A partir desta sexta-feira, basta ir à App Store (iOS) ou Play Store (Android) para o instalar. Consulte este artigo para mais informação.

O Pokémon GO, o jogo do momento, ainda não chegou a Portugal. Mas isso não significa que não o possa instalar e jogar. Se não quer esperar até ao lançamento oficial, siga os passos abaixo e faça-o agora.

Recorde apenas que o jogo deverá ficar disponível em Portugal muito em breve, tendo em conta que o lançamento na Europa já está em andamento (saiu esta quarta-feira na Alemanha, por exemplo).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Android

Descarregar o Pokémon GO em dispositivos Android é bastante fácil, mas tem de abrir este mesmo artigo no seu telemóvel. Já está? Então, siga as instruções:

1 – Carregue aqui para iniciar a descarga do instalador (um ficheiro do tipo .apk).

2 – Quando terminar, abra o ficheiro que descarregou . Isso irá instalar a loja de aplicações “Aptoide”.

3 – A loja de aplicações deverá abrir automaticamente após a instalação, encaminhando de imediato para a página do Pokémon GO.

4 – Clique no botão para instalar o jogo. O telemóvel deverá começar a descarregar o Pokémon GO, instalando-o depois.

5 – No fim do processo já deverá ter a aplicação instalada no aparelho. Se quiser, já pode desinstalar a aplicação “Aptoide”.

Em iOS (iPhone/iPad)

Em telemóveis iPhone ou tablets iPad, o processo complica-se um pouco. Deverá correr tudo bem se seguir as instruções à risca, mas siga por sua conta e risco.

1 – Primeiro, abra as Definições, entre na secção “iTunes e App Store”.

2 – Depois, clique no seu Apple ID e escolha “Sair”.

3 – Aceda a Definições > Geral > Idioma e Região.

5 – Na definição “Região”, escolha “Estados Unidos” — o objetivo é fazer com que o seu aparelho acredite estar numa região onde é possível descarregar o Pokémon GO (pode também ser Austrália ou Nova Zelândia).

6 – Agora, abra a App Store e tente instalar uma aplicação gratuita qualquer — não importa qual. Clique em “Obter” e, depois, em “Instalar”.

7 – O aparelho pedirá que inicie a sessão. Escolha “Criar novo ID Apple”.

8 – Siga as instruções para criar uma nova conta Apple. Terá de usar um novo endereço de e-mail, uma morada norte-americana (ou nos outros países referidos) e por aí em diante — ou seja, simulando sempre que está nos Estados Unidos da América ou noutro país onde o jogo já foi comercializado.

9 – Quando lhe for pedido que introduza os dados de um cartão de crédito, escolha a opção “None”. Se essa opção não existir, experimente usar outro endereço de e-mail.

10 – Quando terminar, regresse à App Store, cancele o download da outra aplicação e procure por “Pokémon GO”. O jogo já deverá aparecer nos resultados. O resto já sabe: clique em “Obter” e “Instalar”.

11 – Agora que tem o jogo, basta fazer o percurso inverso. Ou seja, terminar a sessão e entrar com o seu Apple ID real e mudar a região do telemóvel para “Portugal”.