A Ongoing vai para a insolvência depois dos dois maiores credores, o Novo Banco e o BCP terem votado contra o plano de viabilização da holding de Nuno Vasconcellos, de acordo com informação avançada pelo Jornal de Negócios e Expresso. O plano de viabilização previa um perdão de cerca de 97% dos montantes em dívida de mas de 1,2 mil milhões de euros da empresa que detinha o Diário Económico. O plano apresentado aos credores foi chumbado por cerca de 99% dos votos, acrescentam os dois jornais.

O Novo Banco é o maior credor da Ongoing, com cerca de 493 milhões de euros em falta, valor que a instituição terá já provisionado. O BCP reclamava 282 milhões de euros. A Ongoing Strategy Investment avançou com um processo especial de revitalização (PER) no inicio de março já sem a uma parte importante dos seus ativos. A participação na antiga PT SGPS (Pharol) já tinha sido executada e a empresa detentora do Diário Económico, S.T. & S.F. estava também a caminho da insolvência, que terá sido também votada pelos credores esta semana. O Económico mantém o site e o canal de televisão que são propriedade de outras empresas.

O plano da Ongoing que foi à assembleia de credores previa pagar menos de 20 milhões de euros da dívida num prazo de 15 anos. Dos 1,2 mil milhões de euros em dívida, quase mil milhões de euros correspondem a créditos da banca. O antigo BESI (Banco Espírito Santo Investimento) e atual Haitong, subscreveu 182 milhões de euros de papel comercial (dívida) que ficaram por pagar. No rol dos credores estão também antigos colaboradores, escritórios de advogados e agências de comunicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR