Estávamos em 1999 quando a maquilhadora Toni Ko decidiu começar a vender os seus produtos em feiras a outros profissionais da maquilhagem. Nunca houve uma visão romântica e bonita. Ko apenas queria disponibilizar produtos de qualidade profissional acessíveis a colegas que, como ela, na altura com apenas 25 anos, não podiam escolher outros caros para trabalhar. O resto fica para a história. NYX tornou-se, de boca em boca, uma das marcas com mais rápido crescimento no setor de maquilhagem dos Estados Unidos da América e com a explosão do YouTube e das redes sociais, alargou o seu conceito profissional a todas as mulheres consumidoras.

Se é uma beauty junky, que é como quem diz, viciada em produtos de beleza, esta é provavelmente uma notícia há muito esperada. Num universo onde lábios verdes ou eyeliners azul-turquesa são permitidos, não fosse o nome NYX inspirado na deusa grega da noite que simboliza a beleza e o poder, as portuguesas já vão poder comprar, a partir desta sexta-feira, na loja do Almada Fórum, os mais de 1.800 produtos que fazem parte do catálogo colorido e impressionante de NYX.

Uma história de sucesso para ficar de lágrima no canto do olho

Tudo começou com o agora famoso Jumbo Eye Pencil, na altura vendido por apenas 1,99 dólares — 1,79 euros — e um conceito inovador na maquilhagem: um lápis de olho que também funcionava como sombra, feito com uma mistura de óleo mineral e pó. É preciso relembrar que, em 1999, mais nenhuma marca vendia um conceito tão arrojado como este. E falar de lábios roxos ou castanhos era a mesma coisa que referir um disfarce de carnaval.

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Se andarmos ainda mais para trás, o sucesso de Toni Ko faz parte daquelas histórias improváveis que nos lembram que todos podemos atingir os nossos sonhos. Emigrou da Coreia para Los Angeles com 13 anos sem falar uma única palavra de inglês. Apaixonada por maquilhagem, cedo percebeu que havia uma enorme lacuna no mercado da cosmética profissional: ou se vendiam marcas de luxo nas perfumarias ou marcas “rascas” nos supermercados. Aos 25 anos, decidiu criar produtos profissionais bons, como as marcas de luxo, mas que se conseguissem vender a preços acessíveis, como as marcas de supermercado.

A revista Forbes lembra que, no primeiro ano, Toni Ko gerou mais de dois milhões com apenas um único empregado — ela própria.

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O icónico Jumbo Eye Pencil, primeiro produto da marca e, hoje em dia, um dos “bestsellers”.

A maquilhagem e as redes sociais

Em 2014, ano em que Toni vendeu a sua empresa ao grupo L’Oréal, a marca já atingia receitas anuais de 100 milhões. Aos dias de hoje, e com a chegada a Portugal, a NYX já está disponível em mais de 70 países. E grande parte deste sucesso deve-se à visão pioneira de Toni Ko que, desde cedo, centrou a sua comunicação no espaço digital, abrindo espaço para que as youtubers e as bloggers ~– representantes das consumidoras reais — ajudassem a criar a marca. O site Into the Gloss diz que, enquanto grande parte das marcas criam as suas coleções envoltas em secretismo, NYX envolve as influenciadoras digitais em todo o processo de criação para que os produtos sejam exatamente aquilo que as consumidoras procuram. Em poucas palavras, produtos de qualidade a preços simpáticos.

O que pode encontrar na loja portuguesa

Pensada para as jovens entre os 15 e os 34 anos — o target que mais tem contribuído para o aumento da penetração da maquilhagem em Portugal –, na loja do Fórum Almada pode encontrar-se praticamente tudo. E entrar na loja NYX vai ser como entrar num parque de diversões da maquilhagem.

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A entrada da Loja NYX em Lisboa, no centro comercial Almada Fórum.

  • A pensar no boom das redes sociais, a loja está desenhada com soluções digitais que vão trazer para o ambiente real da loja a intensidade do mundo online.
  • As consumidoras NYX vão poder ver os seus looks no mural interativo da loja e vão poder influenciar outras consumidoras.
  • Os Cream Lipstick? Sim. Os Jumbo Eye Pencil? Sim. A Highlight & Contour Pro Palette? Sim. Todos os produtos bestsellers com que “babamos” ao ver as fotografias e os vídeos das grandes youtubers internacionais vão estar à venda em Portugal.
  • Nos primeiros dois dias de abertura ao público, sexta e sábado, vão ser dadas por dia 150 bolsas lippie e, para quem fizer compras acima dos 70€, a marca vai oferecer uma mala de maquilhagem profissional.
  • Durante todo o dia de sexta-feira, a loja está em festa e, se quiser passar por lá, vão estar presentes convidados especiais, youtubers e surpresas a acontecer ao longo do dia.

Na fotogaleria, em cima, descubra alguns dos bestsellers que estarão à venda em Portugal. Em baixo, no vídeo, uma animação que mostra a montagem da loja em alta velocidade até ao dia de hoje.

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