786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estes 29 cursos têm um quinto dos diplomados no desemprego

Este artigo tem mais de 5 anos

Em 29 dos 1.060 cursos que vão abrir vagas no próximo ano letivo, a taxa de desemprego, em dezembro de 2015, era igual ou superior a 20%. São ministrados sobretudo a Norte.

Teatro e Artes Performativas, na Escola de Ciências Humanas e Sociais, na UTAD, é o curso com a taxa de desemprego mais alta
i

Teatro e Artes Performativas, na Escola de Ciências Humanas e Sociais, na UTAD, é o curso com a taxa de desemprego mais alta

Andreia Reisinho Costa

Teatro e Artes Performativas, na Escola de Ciências Humanas e Sociais, na UTAD, é o curso com a taxa de desemprego mais alta

Andreia Reisinho Costa

Uns canudos valem ouro na hora de procurar trabalho, outros parecem mais um fundo sem garantia. É esse o caso de 29 cursos que, no próximo ano letivo, vão abrir 1.248 vagas e que apresentam taxas de desemprego iguais ou superiores a 20%.

Das artes, à psicologia, do marketing à arquitetura, passando ainda pelas finanças e pelo design. Estes cursos com poucas garantias de emprego estão localizados sobretudo no Norte de Portugal e em institutos politécnicos, em instituições como o Politécnico de Bragança e a Universidade do Minho.

Na generalidade dos casos, o número de vagas nos cursos em questão manteve-se face ao ano passado, apesar das taxas de desemprego serem um pouco preocupantes. A grande maioria apresenta poucas vagas a concurso, sendo que o mestrado integrado em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade do Porto, vai abrir 114 vagas, e apresenta uma nota mínima de 161 valores.

Há um ano, por esta altura, dava-lhe conta dos 43 cursos com taxa de desemprego igual ou superior a 20%. Estes dados comparativos permitem perceber que muitos dos cursos fecharam.

Ainda assim é necessário frisar que ter um diploma continua a compensar. A taxa de desemprego, tendo por base o número de diplomados em cada curso entre 2011 e 2014 e o número de inscritos em centros de emprego em dezembro de 2015, mostra que a taxa de desemprego junto dos licenciados em instituições superiores públicas rondava os 8,1% naquele mês. Já entre os licenciados em instituições privadas a taxa de desemprego fixava-se nos 8,8%. E de acordo com os dados do INE, em dezembro de 2015 a taxa de desemprego em Portugal fixou-se nos 11,8%.

É importante ainda salientar que este tipo de dados sobre o desemprego podem não retratar completamente a realidade, pois baseiam-se em inscritos em centros de emprego e um aluno recém-licenciado pode estar no desemprego e não se ter inscrito num centro de emprego, ou estar a trabalhar noutra área que não a do curso que tirou. Além do mais, o desemprego que se regista no momento pode mudar nos próximos anos e quando o aluno sair para o mercado pode ter outras oportunidades, dentro ou fora de Portugal. Apesar destes constrangimentos, estes são os únicos dados oficiais que existem e que ajudam a ter uma noção das saídas dos vários cursos que vão abrir vagas no próximo ano letivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora