O Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Ensaio foi atribuído a Filomena Antunes Sobral, pela obra “As atualizações dos romances de Eça de Queiroz para o pequeno ecrã”, anunciou esta quarta-feira, em comunicado, a Fundação Eça de Queiroz (FEQ).

A vencedora é professora de Ciências Sociais-Ciências da Comunicação, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.

O júri do prémio foi presidido por Guilherme d’Oliveira Martins, e constituído ainda por Ana Teresa Peixinho, Maria do Rosário Cunha, Ana Luísa Vilela e Manuel Pereira Cardoso.

“O júri decidiu, por unanimidade de votos expressos, tendo um dos membros declarado estar impedido e não tendo votado. Foi considerado que a obra vencedora se integra plenamente no espírito do prémio, revelando grande qualidade, sendo de realçar a actualidade e pertinência do tema, num momento em que a comunicação e a criação pela imagem tem uma importância cultural e pedagógica de grande significado”, afirma, em comunicado, o presidente do júri, Oliveira Martins.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A autora revela um bom domínio dos temas que aborda, contribuindo para um melhor conhecimento da obra de Eça de Queiroz”, acrescenta o presidente do júri.

A FEQ afirma que a cerimónia de entrega do prémio, na categoria de Ensaio, ocorrerá na Casa de Tormes, sede da instituição, em Santa Cruz do Douro, no concelho de Baião, no Douro Litoral, em setembro próximo.

O galardão, no valor de 5.000 euros, é instituído pela Fundação Eça de Queiroz e pela Câmara Municipal de Baião, que o patrocina, desde 2014.

No próximo ano, o Prémio será entregue na categoria de Romance, e conta com a parceria da edilidade de Baião e da Editorial Presença.