José Eduardo Martins ex-deputado e antigo secretário de Estado do Ambiente, não quis comentar a notícia do Observador que o dava como um nome potencial a apresentar pela concelhia de Lisboa como candidato à autarquia da capital. Não recusou, no entanto, essa hipótese e deixou campo aberto dizendo apenas que não era ainda o momento de as candidaturas se assumirem: “Não vale a pena acrescentar mais nenhum nome por agora, porque ainda não é tempo de personalizar as candidaturas”, disse o advogado esta terça-feira à noite, no fim do programa de comentário político na RTP “O Outro Lado” — onde participa com Pedro Adão e Silva e Rui Tavares.

Depois de ter sido instigado pelo moderador, o jornalista António José Teixeira, a comentar as notícias que o davam como possibilidade para Lisboa, José Eduardo Martins respondeu: “Homessa, não. Tenho sido fortemente incentivado a não comentar essas notícias, e queria manter essa linha, em parte porque temos um candidato preferido do PSD, o antigo presidente [do partido] Pedro Santana Lopes, e um candidato muito interessado que é vice-presidente do PSD”. O último, cujo nome não pronunciou, seria Jorge Moreira da Silva.

Pedro Santana Lopes recuou numa eventual candidatura este sábado, depois de dizer ao Expresso que, “neste momento”, não podia “aceitar convites para ser candidato a outros cargos”, que fossem para além de provedoria da Misericórdia de Lisboa. Por outro lado, Jorge Moreira da Silva tinha deixado, numa entrevista ao Observador, a possibilidade de uma candidatura em aberto. Apesar de dizer que estava a ser “incentivado por algumas pessoas”, o ex-ministro do Ambiente e primeiro vice-presidente do PSD disse que não estava a ponderar essa hipótese, insistindo que era “improvável” a sua candidatura.

José Eduardo Martins e Jorge Moreira da Silva têm não só em comum o facto de ambos terem gerido a pasta do Ambiente em Governos do PSD (um como secretário de Estado e outro como ministro), mas também partilham um passado: quando Moreira da Silva sucedeu a Passos Coelho na liderança da JSD em 1995, José Eduardo Martins foi o rosto da oposição interna. Foi também uma das vozes críticas da atual liderança no último congresso do PSD.

Na noite desta quarta-feira, o Conselho Nacional do PSD aprovou a estratégia nacional para as eleições autárquicas que devem decorrer em outubro de 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR