O XXI Governo Constitucional, liderado por António Costa, decidiu lembrar a tomada de posse do I Governo Constitucional, que tomou posse há 40 anos, disponibilizando os vídeos e discursos da altura. Embora as eleições tenham acontecido a 25 de abril de 1976, o Partido Socialista esperou pelas eleições presidenciais – de 27 de junho de 1976 – para tomar posse a 23 de julho desse ano.

Mário Soares foi primeiro-ministro do primeiro Governo legitimado por eleições livres e democráticas. A partir deste sábado, no acervo de documentos históricos será possível encontrar a cerimónia da tomada de posse, os discursos de Mário Soares e Ramalho Eanes [veja os vídeos aqui], as biografias dos membros do Governo da altura ou a legislação produzida.

“A melhor forma de homenagear o I Governo é recordá-lo: revisitando os compromissos e aspirações assumidas nos discursos inaugurais; enumerando as biografias dos que o compuseram, para perceber os seus percursos; elencando a legislação aprovada, para assinalar as suas realizações; recuperando os problemas e obstáculos que enfrentou através dos relatos jornalísticos da época; apresentando a cronologia que contextualiza os anos em que governou; e, por fim, apontando o legado que o I Governo Constitucional deixou a Portugal”, escreveu, em comunicado de imprensa, Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e Modernização Administrativa.

Mário Soares, o primeiro primeiro-ministro eleito democraticamente, será homenageado este sábado à tarde, no dia em que se cumprem os 40 anos da tomada de posse, na residência oficial do atual primeiro-ministro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR