Chuvas torrenciais fizeram 154 mortos na China, enquanto 124 pessoas estão desaparecidas, de acordo com informação prestada à AP por fomtes oficiais do país. As chuvas começaram a cair na segunda-feira e já provocaram inundações, deslizamentos de terra e destruição de casas. Segundo o Departamento de Proteção Civil de Hebei, província no norte do país, mais de 300 mil pessoas foram evacuadas.

Na sexta-feira, circularam imagens, nas redes sociais, de residentes locais a bloquear estradas e de corpos de vítimas, acompanhadas de acusações às autoridades de que terão tentado camuflar a tragédia e de esconder a existência de mortos. Os habitantes afetados acusaram as autoridades locais de não terem sido notificado a população a tempo da evacuação.

Dong Xiaoyu, governador de Xingtai, a região onde ocorreram as cheias, fez um pedido de desculpa público e prometeu uma investigação para descobrir os responsáveis pelas falhas no sistema de alertas. Qiu Wenshuang, vice-presidente da mesma autarquia, reconheceu que a vila estava já inundada quando as autoridades chegaram para evacuar os residentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR